Aula sobre Igreja E Cultura Na Idade Media

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Idade Média é um período histórico que se estendeu do século V ao XV e foi marcado por diversas transformações sociais, políticas e culturais. Nesse período, a Igreja Católica teve um papel fundamental na organização da sociedade e na difusão da cultura. A aula de hoje tem como objetivo analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula contextualizando o período medieval e a importância da Igreja Católica na época. Em seguida, apresente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explicará como os alunos deverão criar o mapa conceitual.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o papel da Igreja Católica na cultura e nos modos de organização social no período medieval. Selecione e disponibilize materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa e esclareça dúvidas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos apresentarão seus mapas conceituais para a turma. Incentive a participação de todos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo sobre as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados. Medie a discussão e estimule a reflexão crítica sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Os alunos poderão fazer perguntas e expressar suas opiniões sobre a atividade.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Você pode propor uma tarefa de casa para os alunos, como a produção de um texto sobre o papel da Igreja Católica na cultura e nos modos de organização social no período medieval.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar o papel da religião cristã na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
  • Estimular a pesquisa e a reflexão crítica sobre o tema.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar a metodologia utilizada na aula.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão em grupo e estimular a reflexão crítica sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o papel da Igreja Católica na cultura e nos modos de organização social no período medieval.
  • Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e expressar suas opiniões sobre o tema.