Aula sobre Igualdade De Equacoes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que a igualdade de equações é um tema fundamental na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir seus dois membros por um mesmo número. Essa noção é essencial para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas. Para contextualizar o tema, apresente exemplos práticos, como a resolução de problemas envolvendo a igualdade de equações em situações cotidianas, como a divisão de uma conta entre amigos ou a distribuição de produtos em uma feira.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da igualdade de equações na Matemática. Em seguida, mostre exemplos práticos de situações cotidianas que envolvem a igualdade de equações.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Divida os alunos em grupos para criarem um mapa de empatia, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos compreendam melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas de igualdade de equações.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo apresentará seu mapa de empatia e os alunos discutirão em grupo as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas de igualdade de equações.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Entregue aos alunos uma lista de exercícios envolvendo a igualdade de equações para os alunos resolverem em conjunto. Auxilie-os neste momento, retirando possíveis dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará sua resolução de problemas e os alunos discutirão em grupo as diferentes abordagens utilizadas. Incentive a participação de todos. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos farão uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem praticando a resolução de problemas envolvendo a igualdade de equações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a relação de igualdade matemática e utilizá-la para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas de igualdade de equações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia e na resolução dos problemas em grupo.
  • Capacidade dos alunos em reconhecer a relação de igualdade matemática e utilizá-la para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
  • Capacidade dos alunos em compreender as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas de igualdade de equações.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na compreensão do tema.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas em grupo.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos durante a resolução dos problemas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de empatia e da resolução dos problemas em grupo.
  • Reconhecer a relação de igualdade matemática e utilizá-la para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
  • Compreender as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas de igualdade de equações.