Aula sobre Igualdade De Equacoes

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando aos alunos que a igualdade de equações é um tema fundamental na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número. Essa noção é essencial para a resolução de problemas e para a compreensão de conceitos mais avançados da Matemática.

  1. Etapa 1 - ‘Check-in’

    Apresente o tema da aula e peça que os estudantes registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto no campo de Check-in do _template_ de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Contextualize o tema, apresentando exemplos práticos sobre a igualdade de equações no cotidiano dos estudantes, como, por exemplo, em situações de compras, cálculo de descontos, entre outros.

  3. Etapa 3 - Teoria

    Fale sobre a teoria da igualdade de equações, explicando como a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Mostre exemplos práticos sobre a igualdade de equações, utilizando situações cotidianas dos estudantes, como, por exemplo, cálculo de descontos em compras, cálculo de médias, entre outros.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Os estudantes irão resolver problemas envolvendo a igualdade de equações, utilizando o conhecimento adquirido na teoria e nos exemplos práticos apresentados. Circule pela sala tirando possíveis dúvidas.

  6. Etapa 6 - ‘Check-out’

    Os estudantes irão registrar no campo de ‘Check-out’ do _template_ de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos estudantes na resolução dos problemas e na aplicação do conhecimento adquirido na aula. Retome os pontos importantes do tema e coleta feedback dos alunos sobre o que aprenderam com o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em reconhecer a relação de igualdade matemática.
  • Estimular a aplicação do conhecimento adquirido em situações cotidianas.
  • Desenvolver a capacidade dos estudantes em resolver problemas envolvendo a igualdade de equações.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos estudantes em reconhecer a relação de igualdade matemática.
  • Habilidade dos estudantes em aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.
  • Desempenho dos estudantes na resolução de problemas envolvendo a igualdade de equações.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação dos estudantes na aula.
  • Avaliar o desempenho dos estudantes na resolução de problemas.

Ações do aluno

  • Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto no campo de ‘Check-in’ do _template_ de registro de aprendizagem.
  • Resolver problemas envolvendo a igualdade de equações.
  • Registrar no campo de ‘Check-out’ do _template_ de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento no cotidiano.