Aula sobre Igualdade De Equacoes
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Inicie a aula citando aos alunos que a igualdade de equações é um tema fundamental na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número. Essa noção é essencial para a resolução de problemas e para a compreensão de conceitos mais avançados da Matemática.
Etapa 1 - ‘Check-in’
Apresente o tema da aula e peça que os estudantes registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto no campo de Check-in do _template_ de registro de aprendizagem.Etapa 2 - Contextualização
Contextualize o tema, apresentando exemplos práticos sobre a igualdade de equações no cotidiano dos estudantes, como, por exemplo, em situações de compras, cálculo de descontos, entre outros.Etapa 3 - Teoria
Fale sobre a teoria da igualdade de equações, explicando como a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número.Etapa 4 - Exemplos práticos
Mostre exemplos práticos sobre a igualdade de equações, utilizando situações cotidianas dos estudantes, como, por exemplo, cálculo de descontos em compras, cálculo de médias, entre outros.Etapa 5 - Resolução de problemas
Os estudantes irão resolver problemas envolvendo a igualdade de equações, utilizando o conhecimento adquirido na teoria e nos exemplos práticos apresentados. Circule pela sala tirando possíveis dúvidas.Etapa 6 - ‘Check-out’
Os estudantes irão registrar no campo de ‘Check-out’ do _template_ de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento no cotidiano.Etapa 7 - Avaliação
Avalie o desempenho dos estudantes na resolução dos problemas e na aplicação do conhecimento adquirido na aula. Retome os pontos importantes do tema e coleta feedback dos alunos sobre o que aprenderam com o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos estudantes em reconhecer a relação de igualdade matemática.
- Estimular a aplicação do conhecimento adquirido em situações cotidianas.
- Desenvolver a capacidade dos estudantes em resolver problemas envolvendo a igualdade de equações.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos estudantes em reconhecer a relação de igualdade matemática.
- Habilidade dos estudantes em aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.
- Desempenho dos estudantes na resolução de problemas envolvendo a igualdade de equações.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação dos estudantes na aula.
- Avaliar o desempenho dos estudantes na resolução de problemas.
Ações do aluno
- Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto no campo de ‘Check-in’ do _template_ de registro de aprendizagem.
- Resolver problemas envolvendo a igualdade de equações.
- Registrar no campo de ‘Check-out’ do _template_ de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como poderão aplicar esse conhecimento no cotidiano.