Aula sobre Igualdade De Equacoes

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula citando que a igualdade de equações é um tema fundamental na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número. Essa noção é essencial para a resolução de problemas e para a compreensão de conceitos mais avançados da Matemática. Cite que, nesta aula, os estudantes irão trabalhar com a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. A atividade final será a criação de um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade, com informações relevantes sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da igualdade de equações no nosso dia a dia. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos presentes no dia a dia deles. Busque incentivar os estudantes a participarem da discussão e a compartilharem suas ideias sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Compartilhe com eles o estudo de caso que você preparou sobre o tema "igualdade de equações”. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    O caso deve ser apresentado em um texto curto e claro, com exemplos práticos que ilustrem o problema envolvendo igualdade de equações. É importante que o estudo de caso contenha perguntas que possam ajudar os alunos a entenderam a problemática. Aproveite para apresentar um estudo de caso que, além de envolver a Matemática, também envolva outros temas e disciplinas, como física, química, geografia e outros. Por fim, oriente os estudantes a lerem o caso e a discutirem com seus grupos sobre as informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação do infográfico

    Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova discussões coletivas sobre igualdade de equações apresentada nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos estudantes em reconhecer a relação de igualdade matemática e utilizá-la para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos estudantes.
  • Desenvolver a capacidade dos estudantes em identificar problemas, coletar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos estudantes durante a aula.
  • Qualidade das informações coletadas e da análise do contexto.
  • Criatividade e qualidade do infográfico produzido.
  • Coerência e efetividade das soluções propostas.
  • Capacidade dos estudantes em aplicar a relação de igualdade matemática na resolução de problemas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os estudantes na formação dos grupos e na escolha dos temas.
  • Fornecer suporte e orientação durante a realização das atividades.
  • Avaliar o desempenho dos estudantes e fornecer feedbacks construtivos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos estudantes.

Ações do aluno

  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Coletar dados sobre o problema identificado.
  • Analisar o contexto do problema e comparar informações.
  • Propor soluções para o problema identificado.
  • Criar um infográfico que apresente as informações coletadas, a análise do contexto, a comparação de dados e as soluções propostas.