Aula sobre Igualdade De Equacoes

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula citando para os alunos que a igualdade de equações é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número. Essa noção é fundamental para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da igualdade de equações na Matemática. Em seguida, apresente exemplos práticos de como a igualdade de equações pode ser aplicada no cotidiano dos estudantes.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema ‘igualdade de equações’ e explique como ela funciona. Em seguida, mostre exemplos de como ela pode ser aplicada em situações cotidianas, como prever o resultado de uma eleição ou a chance de chover em um determinado dia.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos. Eles devem criar um jogo de tabuleiro que utiliza a igualdade de equações como base para calcular algumas variáveis. Eles deverão criar um tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e _cards_ de perguntas e ações. O objetivo do jogo é chegar ao final do tabuleiro, calculando qual o valor de, por exemplo, x, y e z e tomando decisões estratégicas.

  4. Etapa 4 - Definição dos eventos

    Cada grupo deverá definir os eventos que irão compor o jogo, utilizando a igualdade de equações como base. Eles deverão pensar em eventos que tenham diferentes graus de dificuldade nas equações, para que o jogo seja desafiador e estratégico.

  5. Etapa 5 - Criação das perguntas e ações

    Os alunos irão criar os _cards_ de perguntas e ações que irão compor o jogo. As perguntas deverão estar relacionadas aos eventos definidos na etapa anterior, e as ações deverão ser estratégicas, para que os jogadores possam tomar decisões com base na probabilidade de cada evento.

  6. Etapa 6 - Teste do jogo

    Um grupo irá testar o jogo de outro grupo para verificar se ele está funcionando corretamente e se as perguntas e ações estão adequadas. Acompanhe os grupos e fazer observações sobre o desempenho dos alunos.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em seus grupos inicias sobre as estratégias utilizadas no jogo e sobre a importância da igualdade de equações para calcular o valor das incógnitas na matemática. Medie a discussão e fazer observações sobre o aprendizado dos alunos.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância da igualdade de equações para calcular o valor das incógnitas na matemática e sobre como ela pode ser aplicada em situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a relação de igualdade matemática.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos jogos.
  • Promover a discussão e o debate entre os alunos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação dos jogos.
  • Qualidade das perguntas e afirmações apresentadas nos jogos.
  • Participação dos alunos durante o jogo em grupo.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Auxiliar os alunos na criação dos jogos.
  • Mediar a discussão e o debate entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação dos jogos.
  • Apresentar perguntas e afirmações relevantes sobre o tema.
  • Participar do jogo em grupo e discutir as perguntas e afirmações apresentadas.