Aula sobre Igualdade De Equacoes
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Inicia a aula citando aos alunos que a igualdade de equações é um tema fundamental na Matemática, pois permite que os alunos compreendam que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir seus dois membros por um mesmo número. Essa noção é essencial para a resolução de problemas e para a compreensão de conceitos mais avançados na disciplina. Diga aos alunos que, nesta aula, eles serão divididos em grupos e irão trabalhar em estações diferentes, cada uma com uma atividade relacionada ao tema. Os exemplos práticos e didáticos apresentados irão ajudar os alunos a compreender melhor o conceito e a aplicá-lo em situações cotidianas.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique a importância da igualdade de equações na Matemática. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a rotação por estações.Etapa 2 - Estação 1 - Jogos
Nesta estação, os alunos irão jogar jogos que envolvem a igualdade de equações, como o jogo "Equações em Movimento". O objetivo é que os alunos compreendam a relação de igualdade matemática de forma lúdica e divertida.Etapa 3 - Estação 2 - Resolução de problemas
Nesta estação, os alunos irão resolver problemas que envolvem a igualdade de equações, como "Se 2x + 3 = 11, qual é o valor de x?". O objetivo é que os alunos apliquem o conceito de igualdade de equações na resolução de problemas.Etapa 4 - Estação 3 - Exemplos práticos
Nesta estação, os alunos irão trabalhar com exemplos práticos que envolvem a igualdade de equações, como "Se um pacote de biscoitos custa R$ 2,50 e eu quero comprar 5 pacotes, quanto eu vou gastar?". O objetivo é que os alunos compreendam como a igualdade de equações pode ser aplicada em situações cotidianas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em seus grupos e discutir o que aprenderam em cada estação. Circule pela sala e ajude os alunos a esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da igualdade de equações na Matemática. Peça para os alunos compartilharem o que aprenderam com a atividade e qual a importância do tema para seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a relação de igualdade matemática.
- Aplicar o conceito de igualdade de equações na resolução de problemas.
- Compreender como a igualdade de equações pode ser aplicada em situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Compreensão do conceito de igualdade de equações.
- Habilidade em aplicar o conceito na resolução de problemas.
- Capacidade de identificar situações cotidianas em que a igualdade de equações pode ser aplicada.
Ações do professor
- Dividir a turma em grupos e explicar como funcionará a rotação por estações.
- Circular pela sala e ajudar os alunos a esclarecer dúvidas e aprofundar o conhecimento.
- Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância da igualdade de equações na Matemática.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em cada estação.
- Discutir em grupo o que aprenderam em cada estação.
- Aplicar o conceito de igualdade de equações na resolução de problemas e em situações cotidianas.