Aula sobre Igualdade De Equacoes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que a igualdade de equações é um tema importante na Matemática, pois permite que os estudantes compreendam que a relação de igualdade matemática não se altera ao adicionar, subtrair, multiplicar ou dividir os seus dois membros por um mesmo número. Essa noção é fundamental para determinar valores desconhecidos na resolução de problemas. Por exemplo, se um estudante sabe que 2x + 3 = 9, ele pode utilizar a igualdade de equações para descobrir que x = 3. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que é igualdade de equações e como ela é importante na Matemática. Em seguida, apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a resolução de problemas simples utilizando a igualdade de equações.

  2. Etapa 2 - Vídeo-aula

    Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre igualdade de equações, que pode ser encontrada em plataformas digitais como o YouTube. Indique um vídeo que seja adequado para a idade e o nível de conhecimento dos alunos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e discutirão sobre o que aprenderam na vídeo-aula. Forneça algumas perguntas orientadoras, como "O que é igualdade de equações?", "Como podemos utilizar a igualdade de equações para resolver problemas?" e "Qual é a importância da igualdade de equações na Matemática?".

  4. Etapa 4 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’

    Cada grupo criará um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e desenvolvam o tema e seus subtópicos. Mostre um modelo de _template_ e oriente os alunos sobre como preenchê-lo.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo apresentará seu _template_ para a turma e o professor. O objetivo é que os alunos compartilhem suas avaliações e aprendizados sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e resolverão problemas simples utilizando a igualdade de equações. Forneça alguns problemas para cada grupo e orientá-los sobre como utilizar a igualdade de equações para resolvê-los.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese dos principais aprendizados e avaliando a participação dos alunos. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a importância da igualdade de equações na Matemática.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar a própria aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ criado pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em resolver problemas utilizando a igualdade de equações.

Ações do professor

  • Explicar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
  • Fornecer problemas para os alunos resolverem em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir a vídeo-aula sobre igualdade de equações.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade.