Ilha de calor

Nesta aula de Geografia, vamos entender o fenômeno climático denominado ilha de calor. Já ouviu falar? Talvez não, mas se mora ou visitou uma grande cidade provavelmente já tenha percebido esse fenômeno! Para entender, acompanhe atentamente o vídeo que selecionamos para você. Bom aprendizado!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Observe a imagem e selecione a alternativa que traz as informações certas sobre o fenômeno climático mostrado nela:

    A) Ilha de calor, que corresponde à queda da temperatura do ar nas áreas mais urbanizadas em comparação com as áreas ao redor.

    B) Aumento da concentração dos gases de efeito estufa causado pela queima de combustíveis fósseis.

    C) Ilha de calor, que corresponde ao aumento da temperatura do ar nas áreas mais urbanizadas em comparação com as áreas ao redor.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Design Sprint:

    A ilha de calor é um fenômeno que ocorre em grandes cidades, principalmente em áreas urbanas densamente povoadas, onde a temperatura é mais alta do que em áreas rurais próximas. Isso ocorre devido à grande quantidade de materiais que absorvem calor, como asfalto, concreto e edifícios, além da falta de áreas verdes e água. Esse fenômeno pode ter consequências negativas para a saúde das pessoas, como desidratação e insolação, além de afetar o meio ambiente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ilha de calor e analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver suas habilidades de análise e criatividade.
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  4. 4. Design Thinking:

    A ilha de calor é um fenômeno que ocorre nas cidades que possuem muitos prédios, asfalto, carros, entre outros fatores que contribuem para o aumento da temperatura local. Esse fenômeno pode trazer consequências negativas para a saúde da população, além de aumentar o consumo de energia elétrica. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ilha de calor e como ela afeta a vida nas cidades, além de desenvolver a habilidade de analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática. A metodologia utilizada será o Design Thinking, em que os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema.
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  5. 5. Gamificação:

    A ilha de calor é um fenômeno que ocorre em grandes cidades, onde a concentração de prédios e asfalto aumenta a temperatura local. Isso pode ter consequências para a saúde das pessoas e para o meio ambiente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ilha de calor e como ela afeta a dinâmica climática. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro para desenvolver um jogo sobre o tema.
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  6. 6. Sala de Aula Invertida:

    A ilha de calor é um fenômeno urbano que ocorre em cidades com grande concentração de edifícios e asfalto. A urbanização intensa e a falta de áreas verdes e corpos d'água fazem com que as cidades fiquem mais quentes do que as áreas rurais ao redor delas. Isso pode ter consequências negativas para a saúde das pessoas, aumentando o risco de doenças como a insolação e a desidratação. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o fenômeno da ilha de calor e como as atividades humanas podem afetar o clima local.
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  7. 7. Rotação por estações:

    A "Ilha de calor" é um fenômeno que ocorre nas grandes cidades, onde a temperatura é mais elevada do que nas áreas rurais circundantes. Isso ocorre devido à grande quantidade de edifícios, asfalto e outras superfícies impermeáveis que absorvem e retêm o calor do sol. Esse fenômeno pode ter consequências graves para a saúde humana e para o meio ambiente. Por exemplo, pode aumentar a poluição do ar e agravar problemas respiratórios, além de contribuir para o aquecimento global. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a "Ilha de calor" e suas consequências, por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles irão criar atividades relacionadas ao tema e analisar as vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
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  8. 8. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    A ilha de calor é um fenômeno que ocorre em áreas urbanas com altas concentrações de edifícios, asfalto e concreto. Neste ambiente, a temperatura pode ser até 10°C mais alta do que em áreas rurais próximas. Esse fenômeno pode causar desconforto térmico, afetar a saúde das pessoas e aumentar o consumo de energia elétrica. Nesta aula, os estudantes aprenderão sobre as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).
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