Aula sobre Ilha De Calor

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A ilha de calor é um fenômeno que ocorre em grandes cidades, principalmente em áreas urbanas densamente povoadas, onde a temperatura é mais alta do que em áreas rurais próximas. Isso ocorre devido à grande quantidade de materiais que absorvem calor, como asfalto, concreto e edifícios, além da falta de áreas verdes e água. Esse fenômeno pode ter consequências negativas para a saúde das pessoas, como desidratação e insolação, além de afetar o meio ambiente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ilha de calor e analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática. A metodologia ativa Design Sprint será utilizada para que os alunos possam desenvolver suas habilidades de análise e criatividade.

  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando o que é a ilha de calor, suas causas e consequências. Em seguida, peça para que os alunos façam uma pesquisa em grupos para descobrir mais informações sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Oriente os grupos acriarem um mapa conceitual sobre a ilha de calor, destacando suas principais características e consequências. Cada grupo apresentará seu mapa para a turma.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos deverão discutir em grupos as práticas humanas que contribuem para a formação da ilha de calor e suas consequências. Em seguida, cada grupo escolherá uma prática para analisar mais detalhadamente.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deverá criar um cartaz sobre a prática escolhida, destacando suas vantagens e desvantagens. Disponibilize um lugar para que os cartazes sejam expostos na sala de aula.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos farão uma apresentação sobre a prática escolhida, destacando suas vantagens e desvantagens. Em seguida, a turma irá discutir as práticas apresentadas e suas consequências na dinâmica climática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e criatividade dos alunos.
  • Promover a pesquisa em grupo e a discussão em equipe.
  • Estimular a reflexão sobre as práticas humanas e suas consequências na dinâmica climática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na pesquisa em grupo e nas discussões.
  • Qualidade dos mapas conceituais e dos cartazes produzidos pelos grupos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das práticas escolhidas e suas consequências.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Orientar os grupos na produção dos mapas conceituais e dos cartazes.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo de forma colaborativa.
  • Participar ativamente das discussões em equipe.
  • Produzir mapas conceituais e cartazes de qualidade.