Aula sobre Ilha De Calor

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A ilha de calor é um fenômeno que ocorre nas cidades que possuem muitos prédios, asfalto, carros, entre outros fatores que contribuem para o aumento da temperatura local. Esse fenômeno pode trazer consequências negativas para a saúde da população, além de aumentar o consumo de energia elétrica. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ilha de calor e como ela afeta a vida nas cidades, além de desenvolver a habilidade de analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática. A metodologia utilizada será o Design Thinking, em que os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema aos alunos eexplique o que é a ilha de calor e suas consequências para a saúde e o meio ambiente. Em seguida, peça para os alunos façam uma roda de conversa para compartilhar suas ideias e dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Divida a turma em grupos e entregue a eles uma folha de papel para criar um mapa de empatia sobre a ilha de calor. Cada grupo deverá preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor como a ilha de calor afeta as pessoas e o ambiente.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre a ilha de calor e suas consequências para a saúde e o meio ambiente. Eles podem usar livros, sites, vídeos, entre outros recursos. Oriente os alunos sobre como buscar informações confiáveis.

  4. Etapa 4 - Criação de infográficos

    Com base nas informações pesquisadas e no mapa de empatia, os alunos irão criar infográficos sobre a ilha de calor. Eles podem usar papel, lápis de cor, canetas, entre outros materiais. O objetivo é que os alunos possam representar visualmente as informações aprendidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos irão apresentar seus infográficos para a turma, explicando o que aprenderam sobre a ilha de calor e suas consequências. Incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos farão uma discussão em grupo sobre o que aprenderam e como podem contribuir para reduzir a ilha de calor em suas cidades.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos abordados, como também, a pertinência da metodologia para desenvolvimento do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a busca por informações confiáveis.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos alunos.
  • Compreensão do tema e suas consequências.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção de informações confiáveis.
  • Estimular a participação de todos os alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia e os infográficos.
  • Pesquisar e selecionar informações confiáveis sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.