Aula sobre Ilha De Calor

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A ilha de calor é um fenômeno que ocorre em grandes cidades, onde a concentração de prédios e asfalto aumenta a temperatura local. Isso pode ter consequências para a saúde das pessoas e para o meio ambiente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ilha de calor e como ela afeta a dinâmica climática. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro para desenvolver um jogo sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula realizando um levantamento de conhecimento prévio com as seguintes questões: O que é a ilha de calor? Como ela afeta a cidade?

    Informe aos alunos que será utilizada a metodologia de gamificação, no qual os alunos deverão criar um jogo sobre o tema e aprendendo enquanto se divertem.


  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos deverão criar um mapa de registro contendo os campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Disponibilize um modelo de mapa de registro para os alunos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre a ilha de calor

    Para a produção dos jogos, os alunos deverão pesquisar sobre a ilha de calor e seus efeitos. Disponibilize materiais para pesquisa, como textos e vídeos.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os alunos deverão criar um jogo com base no mapa de registro (etapa 2). Eles podem utilizar diferentes ferramentas, como cartões, tabuleiros, dados, entre outros. Estimule-os na criatividade e informe-os de que o jogo deve ser engajador e divertido.

  5. Etapa 5 - Teste do jogo

    Após a produção dos jogos, os alunos deverão testá-los. Os grupos deverão trocá-los, verificando sua funcionalidade e possíveis necessidades de ajustes. Oriente os alunos adar um feedback construtivo.

  6. Etapa 6 - Discussão sobre a ilha de calor

    Reúna a turma para um momento de discussão sobre o que aprenderam a respeito da ilha de calor e como o jogo pode ajudar a conscientizar as pessoas sobre o tema. Questione sobre o que vocês acharam da metodologia da gamificação? Foi divertido aprender assim?

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e destacando a importância de entendermos sobre a ilha de calor, lembrando do quanto é importante entendermos como nossas ações afetam o meio ambiente e a saúde das pessoas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de registro e do jogo.
  • Qualidade do jogo criado.
  • Feedbacks construtivos dados aos colegas.
  • Participação na discussão sobre a ilha de calor.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da gamificação.
  • Disponibilizar materiais para pesquisa.
  • Orientar os alunos sobre como dar feedback construtivo.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de registro do jogo.
  • Pesquisar sobre a ilha de calor e seus efeitos.
  • Criar o jogo com base no mapa de registro.
  • Testar os jogos criados pelos colegas e dar feedbacks construtivos.