Aula sobre Ilha De Calor
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A ilha de calor é um fenômeno que ocorre em grandes cidades, onde a concentração de prédios e asfalto aumenta a temperatura local. Isso pode ter consequências para a saúde das pessoas e para o meio ambiente. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ilha de calor e como ela afeta a dinâmica climática. A metodologia utilizada será a gamificação, na qual os alunos irão criar um mapa de registro para desenvolver um jogo sobre o tema.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula realizando um levantamento de conhecimento prévio com as seguintes questões: O que é a ilha de calor? Como ela afeta a cidade?Informe aos alunos que será utilizada a metodologia de gamificação, no qual os alunos deverão criar um jogo sobre o tema e aprendendo enquanto se divertem.
Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Os alunos deverão criar um mapa de registro contendo os campos: “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas”, “Informações para o consumidor final” e “por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Disponibilize um modelo de mapa de registro para os alunos.Etapa 3 - Pesquisa sobre a ilha de calor
Para a produção dos jogos, os alunos deverão pesquisar sobre a ilha de calor e seus efeitos. Disponibilize materiais para pesquisa, como textos e vídeos.Etapa 4 - Criação do jogo
Os alunos deverão criar um jogo com base no mapa de registro (etapa 2). Eles podem utilizar diferentes ferramentas, como cartões, tabuleiros, dados, entre outros. Estimule-os na criatividade e informe-os de que o jogo deve ser engajador e divertido.Etapa 5 - Teste do jogo
Após a produção dos jogos, os alunos deverão testá-los. Os grupos deverão trocá-los, verificando sua funcionalidade e possíveis necessidades de ajustes. Oriente os alunos adar um feedback construtivo.Etapa 6 - Discussão sobre a ilha de calor
Reúna a turma para um momento de discussão sobre o que aprenderam a respeito da ilha de calor e como o jogo pode ajudar a conscientizar as pessoas sobre o tema. Questione sobre o que vocês acharam da metodologia da gamificação? Foi divertido aprender assim?Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula agradecendo a participação dos alunos e destacando a importância de entendermos sobre a ilha de calor, lembrando do quanto é importante entendermos como nossas ações afetam o meio ambiente e a saúde das pessoas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
- Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de registro e do jogo.
- Qualidade do jogo criado.
- Feedbacks construtivos dados aos colegas.
- Participação na discussão sobre a ilha de calor.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia da gamificação.
- Disponibilizar materiais para pesquisa.
- Orientar os alunos sobre como dar feedback construtivo.
- Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Criar o mapa de registro do jogo.
- Pesquisar sobre a ilha de calor e seus efeitos.
- Criar o jogo com base no mapa de registro.
- Testar os jogos criados pelos colegas e dar feedbacks construtivos.