Aula sobre Ilha De Calor

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A ilha de calor é um fenômeno que ocorre em áreas urbanas com altas concentrações de edifícios, asfalto e concreto. Neste ambiente, a temperatura pode ser até 10°C mais alta do que em áreas rurais próximas. Esse fenômeno pode causar desconforto térmico, afetar a saúde das pessoas e aumentar o consumo de energia elétrica. Nesta aula, os estudantes aprenderão sobre as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC).

  1. Etapa 1 - - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é a ilha de calor. Promova uma roda de conversa para que os estudantes compartilhem suas percepções sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e entregue uma lista com fontes de pesquisa sobre a ilha de calor. Eles terão que pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    A partir das pesquisas realizadas, os grupos terão que debater sobre as consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática. Cada grupo deverá escolher um representante para apresentar as principais conclusões.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por rubrica

    Oriente os estudantes, a criar um template de avaliação por rubrica, contendo os critérios:“Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para avaliar o desempenho dos grupos no debate.

  5. Etapa 5 - Debate final

    Organize os grupos em uma nova rodada de debate, utilizando as informações apresentadas pelos demais grupos e as avaliações por rúbrica. Cada grupo deverá apresentar uma conclusão final sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Realize uma sistematização a partir do que foi trabalhado nesta aula, pontuando os principais assuntos abordados. Para uma melhor compreensão, utilize a lousa ou flip-chart.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) contribuiu para o aprendizado dos estudantes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos estudantes sobre as práticas humanas na dinâmica climática.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de apresentação oral dos estudantes.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo.
  • Seleção e apresentação de informações relevantes sobre o tema.
  • Utilização adequada do template de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia.
  • Orientar os estudantes na pesquisa e seleção de informações.
  • Mediar os debates e auxiliar na criação do template de avaliação por rubrica.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar informações relevantes sobre o tema.
  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Criar e utilizar adequadamente o template de avaliação por rubrica.