Aula sobre Ilha De Calor

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A "Ilha de calor" é um fenômeno que ocorre nas grandes cidades, onde a temperatura é mais elevada do que nas áreas rurais circundantes. Isso ocorre devido à grande quantidade de edifícios, asfalto e outras superfícies impermeáveis que absorvem e retêm o calor do sol. Esse fenômeno pode ter consequências graves para a saúde humana e para o meio ambiente. Por exemplo, pode aumentar a poluição do ar e agravar problemas respiratórios, além de contribuir para o aquecimento global. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a "Ilha de calor" e suas consequências, por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles irão criar atividades relacionadas ao tema e analisar as vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresenteo tema e discuta com os alunos sobre as possíveis causas e consequências da "Ilha de calor". Contextualize apresentando exemplos de como a ilha de calor pode afetar a vida das pessoas, como o aumento da temperatura interna dos edifícios, a falta de áreas verdes e a necessidade de ar-condicionado.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.

  3. Etapa 3 - Estação 1 - Vantagens e desvantagens

    Nesta estação, os alunos irão analisar as vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática. Eles irão criar uma lista de ações que podem ser adotadas para reduzir o impacto da "Ilha de calor", bem como os prós e contras de cada uma delas.

  4. Etapa 4 - Estação 2 - Observação

    Nesta estação, os alunos irão observar a temperatura em diferentes áreas da escola, como o pátio, a quadra esportiva e a sala de aula. Eles irão registrar a temperatura em cada área e discutir as possíveis causas das diferenças observadas.

  5. Etapa 5 - Estação 3 - Soluções

    Nesta estação, os alunos irão criar soluções para reduzir o impacto da "Ilha de calor" na escola. Eles irão trabalhar em grupo para criar um projeto que inclua ações como plantio de árvores, uso de materiais refletivos nas superfícies e criação de áreas verdes.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Reúna os grupos para apresentarem suas atividades, discutindo as soluções propostas. Medie a discussão e ajude os alunos a identificar as melhores práticas para reduzir o impacto da "Ilha de calor".

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e síntese dos alunos.
  • Fomentar a criatividade e a cooperação entre os estudantes.
  • Estimular a reflexão sobre a relação entre as práticas humanas e o meio ambiente.
  • Desenvolver a consciência ambiental dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
  • Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos de analisar e sintetizar as informações coletadas.
  • Coerência e clareza na apresentação das atividades.

Ações do professor

  • Mediar a discussão e ajudar os alunos a identificar as melhores práticas para reduzir o impacto da "Ilha de calor".
  • Estimular a criatividade e a cooperação entre os estudantes.
  • Fornecer feedbacks construtivos e incentivar a participação ativa dos alunos.
  • Proporcionar recursos e materiais necessários para a realização das atividades.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Cooperar com os colegas de grupo e respeitar as opiniões dos demais.
  • Coletar e analisar as informações de forma crítica e reflexiva.
  • Propor soluções criativas e viáveis para reduzir o impacto da "Ilha de calor".