Aula sobre Ilha De Calor
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A "Ilha de calor" é um fenômeno que ocorre nas grandes cidades, onde a temperatura é mais elevada do que nas áreas rurais circundantes. Isso ocorre devido à grande quantidade de edifícios, asfalto e outras superfícies impermeáveis que absorvem e retêm o calor do sol. Esse fenômeno pode ter consequências graves para a saúde humana e para o meio ambiente. Por exemplo, pode aumentar a poluição do ar e agravar problemas respiratórios, além de contribuir para o aquecimento global. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a "Ilha de calor" e suas consequências, por meio da metodologia ativa Rotação por estações. Eles irão criar atividades relacionadas ao tema e analisar as vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
Etapa 1 - Introdução
Apresenteo tema e discuta com os alunos sobre as possíveis causas e consequências da "Ilha de calor". Contextualize apresentando exemplos de como a ilha de calor pode afetar a vida das pessoas, como o aumento da temperatura interna dos edifícios, a falta de áreas verdes e a necessidade de ar-condicionado.Etapa 2 - Formação dos grupos
Informe os alunos que para o desenvolvimento desta aula será utilizada a metodologia ativa: “Rotação por Estações”. Divida a turma em três grupos, orientando que cada grupo será direcionado inicialmente para uma estação, devendo realizar a rotação sempre que o tempo estipulado terminar.Etapa 3 - Estação 1 - Vantagens e desvantagens
Nesta estação, os alunos irão analisar as vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática. Eles irão criar uma lista de ações que podem ser adotadas para reduzir o impacto da "Ilha de calor", bem como os prós e contras de cada uma delas.Etapa 4 - Estação 2 - Observação
Nesta estação, os alunos irão observar a temperatura em diferentes áreas da escola, como o pátio, a quadra esportiva e a sala de aula. Eles irão registrar a temperatura em cada área e discutir as possíveis causas das diferenças observadas.Etapa 5 - Estação 3 - Soluções
Nesta estação, os alunos irão criar soluções para reduzir o impacto da "Ilha de calor" na escola. Eles irão trabalhar em grupo para criar um projeto que inclua ações como plantio de árvores, uso de materiais refletivos nas superfícies e criação de áreas verdes.Etapa 6 - Síntese
Reúna os grupos para apresentarem suas atividades, discutindo as soluções propostas. Medie a discussão e ajude os alunos a identificar as melhores práticas para reduzir o impacto da "Ilha de calor".Etapa 7 - Conclusão
Conclua essa aula promovendo uma reflexão a respeito do tema e como a metodologia utilizada contribuiu para apropriação do tema proposto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e síntese dos alunos.
- Fomentar a criatividade e a cooperação entre os estudantes.
- Estimular a reflexão sobre a relação entre as práticas humanas e o meio ambiente.
- Desenvolver a consciência ambiental dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade.
- Qualidade das soluções propostas pelos grupos.
- Capacidade dos alunos de analisar e sintetizar as informações coletadas.
- Coerência e clareza na apresentação das atividades.
Ações do professor
- Mediar a discussão e ajudar os alunos a identificar as melhores práticas para reduzir o impacto da "Ilha de calor".
- Estimular a criatividade e a cooperação entre os estudantes.
- Fornecer feedbacks construtivos e incentivar a participação ativa dos alunos.
- Proporcionar recursos e materiais necessários para a realização das atividades.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
- Cooperar com os colegas de grupo e respeitar as opiniões dos demais.
- Coletar e analisar as informações de forma crítica e reflexiva.
- Propor soluções criativas e viáveis para reduzir o impacto da "Ilha de calor".