Aula sobre Ilha De Calor
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A ilha de calor é um fenômeno urbano que ocorre em cidades com grande concentração de edifícios e asfalto. A urbanização intensa e a falta de áreas verdes e corpos d'água fazem com que as cidades fiquem mais quentes do que as áreas rurais ao redor delas. Isso pode ter consequências negativas para a saúde das pessoas, aumentando o risco de doenças como a insolação e a desidratação. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o fenômeno da ilha de calor e como as atividades humanas podem afetar o clima local.
Etapa 1 - Orientações
Antes da aula, disponibilize um vídeo sobre o fenômeno “ilha de calor" para que os alunos assistam em casa, elabore algumas perguntas relacionadas ao vídeo para que sejam respondidas ainda em casa, trazendo prontas na próxima aula.Etapa 2 - Criação do Template
Na sala de aula, os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Eles devem utilizar essa ferramenta para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Contextualização
Apresente exemplos práticos de como a ilha de calor pode afetar a vida das pessoas, como o aumento da temperatura interna dos edifícios, a falta de áreas verdes e a necessidade de ar-condicionado.Etapa 4 - Pesquisa
Os alunos deverão se organizar em grupos para realizar uma pesquisa,buscando apresentar soluções para reduzir o efeito da ilha de calor em sua cidade.Poderão ser criados cartazes, vídeos ou apresentações de slides para compartilhar suas ideias com a turma.Etapa 5 - Discussão em grupo
Promova uma discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos alunos, destacando as vantagens e desvantagens de cada uma delas.Etapa 6 - Socialização
Oriente os alunos a preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e compartilhando suas reflexões com a turma.Etapa 7 - Encerramento
Encerrea aula com uma síntese dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pensando em soluções para combater o fenômeno “ ilha de calor" em sua cidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Incentivar a pesquisa e a apresentação de ideias criativas para solucionar problemas ambientais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade da pesquisa e apresentação das soluções propostas pelos alunos.
- Uso adequado do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Reflexão crítica sobre a atividade e o tema abordado.
Ações do professor
- Preparar o material necessário para a aula.
- Estimular a participação ativa dos alunos.
- Fornecer feedback construtivo sobre as soluções propostas pelos alunos.
- Incentivar a reflexão crítica sobre o tema abordado.
- Encorajar os alunos a continuarem pensando em soluções para problemas ambientais.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre a ilha de calor antes da aula.
- Trabalhar em grupo para pesquisar e apresentar soluções para a ilha de calor em sua cidade.
- Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas reflexões com a turma.
- Participar ativamente da discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos colegas.
- Continuar pensando em soluções para problemas ambientais após a aula.