Aula sobre Ilha De Calor

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A ilha de calor é um fenômeno urbano que ocorre em cidades com grande concentração de edifícios e asfalto. A urbanização intensa e a falta de áreas verdes e corpos d'água fazem com que as cidades fiquem mais quentes do que as áreas rurais ao redor delas. Isso pode ter consequências negativas para a saúde das pessoas, aumentando o risco de doenças como a insolação e a desidratação. Nesta aula, os alunos aprenderão sobre o fenômeno da ilha de calor e como as atividades humanas podem afetar o clima local.

  1. Etapa 1 - Orientações

    Antes da aula, disponibilize um vídeo sobre o fenômeno “ilha de calor" para que os alunos assistam em casa, elabore algumas perguntas relacionadas ao vídeo para que sejam respondidas ainda em casa, trazendo prontas na próxima aula.

  2. Etapa 2 - Criação do Template

    Na sala de aula, os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos: “Que bom”, "Que pena", "Que tal". Eles devem utilizar essa ferramenta para avaliar a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Contextualização

    Apresente exemplos práticos de como a ilha de calor pode afetar a vida das pessoas, como o aumento da temperatura interna dos edifícios, a falta de áreas verdes e a necessidade de ar-condicionado.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos deverão se organizar em grupos para realizar uma pesquisa,buscando apresentar soluções para reduzir o efeito da ilha de calor em sua cidade.Poderão ser criados cartazes, vídeos ou apresentações de slides para compartilhar suas ideias com a turma.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Promova uma discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos alunos, destacando as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Oriente os alunos a preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, avaliando a atividade e compartilhando suas reflexões com a turma.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerrea aula com uma síntese dos principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pensando em soluções para combater o fenômeno “ ilha de calor" em sua cidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a pesquisa e a apresentação de ideias criativas para solucionar problemas ambientais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade da pesquisa e apresentação das soluções propostas pelos alunos.
  • Uso adequado do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Reflexão crítica sobre a atividade e o tema abordado.

Ações do professor

  • Preparar o material necessário para a aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fornecer feedback construtivo sobre as soluções propostas pelos alunos.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre o tema abordado.
  • Encorajar os alunos a continuarem pensando em soluções para problemas ambientais.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a ilha de calor antes da aula.
  • Trabalhar em grupo para pesquisar e apresentar soluções para a ilha de calor em sua cidade.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e compartilhar suas reflexões com a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as soluções apresentadas pelos colegas.
  • Continuar pensando em soluções para problemas ambientais após a aula.