Aula sobre Iluminacao Cenica Na Danca

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A iluminação cênica é um elemento fundamental na dança, pois ajuda a criar o clima e a atmosfera da apresentação. Ela pode ser usada para destacar movimentos específicos, criar sombras e silhuetas, e até mesmo mudar a cor do palco. Na vida cotidiana, a iluminação cênica pode ser encontrada em shows, concertos, peças de teatro e até mesmo em eventos corporativos. Os alunos irão aprender sobre a importância da iluminação cênica na dança e como ela pode ser usada para criar diferentes efeitos. A metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares será utilizada para que os alunos possam criar um mapa conceitual sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da iluminação cênica na dança. Em seguida, ele irá mostrar alguns exemplos de como a iluminação pode ser usada para criar diferentes efeitos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em duplas ou trios e receberão uma folha de papel para criar um mapa conceitual sobre o tema. Eles devem escolher uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Circule pela sala para ajudar os alunos e tire dúvidas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a discussão.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas conceituais, lidere uma discussão em grupo sobre as ideias apresentadas. Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas opiniões e a fazer perguntas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos práticos de como a iluminação cênica pode ser usada na dança. Mostre vídeos de apresentações ou faça uma demonstração ao vivo.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Os alunos devem criar uma pequena coreografia em grupo e usar a iluminação cênica para criar diferentes efeitos. Forneça materiais simples, como lanternas ou filtros de cores, para que os alunos possam experimentar.

  7. Etapa 7 - Apresentação das coreografias

    Cada grupo irá apresentar sua coreografia para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a discussão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de uma coreografia.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na apresentação de suas ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação da coreografia.
  • Uso efetivo da iluminação cênica para criar diferentes efeitos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da iluminação cênica na dança.
  • Fornecer exemplos práticos e materiais para que os alunos possam experimentar.
  • Liderar a discussão em grupo e fazer perguntas para estimular a participação dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar uma coreografia em grupo e usar a iluminação cênica para criar diferentes efeitos.