Aula sobre Iluminacao Cenica Na Danca
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A iluminação cênica é uma técnica utilizada na dança para criar diferentes atmosferas e sensações durante a apresentação. Ela é responsável por destacar os movimentos dos bailarinos, criar sombras e efeitos visuais que complementam a coreografia. Os alunos irão aprender sobre a importância da iluminação cênica na dança e como ela pode ser usada para transmitir emoções e sensações ao público. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o público e suas expectativas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância da iluminação cênica na dança. Serão mostrados exemplos de apresentações que utilizam essa técnica.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia (imagem em anexo) para entender melhor o público e suas expectativas em relação à apresentação. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e como a iluminação cênica pode ser utilizada para atender às expectativas do público.Etapa 4 - Criação de uma apresentação
Os alunos irão criar uma apresentação de dança utilizando a iluminação cênica como elemento principal. Eles deverão levar em consideração as informações coletadas no mapa de empatia.Etapa 5 - Apresentação das criações
Cada grupo irá apresentar sua criação para a turma, explicando como a iluminação cênica foi utilizada e como ela contribuiu para a transmissão de emoções e sensações.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as apresentações e como a iluminação cênica foi utilizada para transmitir emoções e sensações ao público.Etapa 7 - Conclusão
Conclua reforçando a importância da iluminação cênica na dança e como ela pode ser utilizada para criar diferentes atmosferas e sensações durante a apresentação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos para composição cênica e apresentação coreográfica.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Desenvolver a capacidade de empatia e compreensão das expectativas do público.
Critérios de avaliação
- Utilização adequada da iluminação cênica para transmitir emoções e sensações ao público.
- Criatividade na criação da apresentação de dança.
- Participação ativa e colaborativa em todas as etapas da aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da iluminação cênica na dança.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia para entender melhor o público e suas expectativas.
- Criar uma apresentação de dança utilizando a iluminação cênica como elemento principal.
- Participar ativamente das discussões em grupo e colaborar com os colegas.