Aula sobre Iluminacao Cenica Na Danca
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A iluminação cênica é um elemento fundamental para a composição de uma apresentação de dança, pois ela é capaz de criar diferentes atmosferas e emoções no público. É importante que os alunos compreendam como a iluminação pode ser utilizada para valorizar a coreografia e como ela pode ser aplicada em diferentes espaços e contextos. Os alunos irão desenvolver um jogo gamificado para registrar e aplicar seus conhecimentos sobre iluminação cênica na dança.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique como a metodologia gamificada será aplicada. Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas e receberão uma folha de papel para criar o mapa de registro do jogo (imagem em anexo).Etapa 2 - Pesquisa
Os grupos deverão pesquisar sobre iluminação cênica na dança e anotar as informações relevantes no mapa de registro. Disponibilize materiais de apoio, como livros, revistas e vídeos.Etapa 3 - Criação do jogo
Os grupos deverão criar um jogo gamificado para registrar e aplicar seus conhecimentos sobre iluminação cênica na dança. O mapa de registro deverá conter os campos ‘Nome do Jogo’, ‘Objetivo do Jogo’, ‘Desafios do Jogo’, ‘Níveis’, ‘Esquema de Recompensas’, ‘Informações para o consumidor final’ e ‘por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?’. Oriente os alunos e tirar dúvidas.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deverá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como os conhecimentos sobre iluminação cênica na dança foram aplicados. Os demais alunos poderão fazer perguntas e dar sugestões.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos deverão discutir em grupo sobre as diferentes abordagens apresentadas nos jogos e como elas podem ser aplicadas em diferentes contextos. Medie a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância da iluminação cênica na dança e como ela pode ser utilizada para valorizar a coreografia. Os alunos deverão entregar o mapa de registro do jogo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar e experimentar diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Desenvolver a habilidade de aplicar os conhecimentos teóricos, na prática.
Critérios de avaliação
- Coerência e clareza na apresentação do jogo.
- Aplicação correta dos conceitos de iluminação cênica na dança.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo.
- Participação e colaboração em grupo.
- Entrega do mapa de registro completo e organizado.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e criação do jogo.
- Estimular a participação e colaboração em grupo.
- Mediar a discussão em grupo e fazer perguntas para estimular a reflexão.
- Avaliar os jogos de forma justa e objetiva.
- Fazer uma conclusão sobre a importância da iluminação cênica na dança.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre iluminação cênica na dança.
- Criar um jogo gamificado para registrar e aplicar os conhecimentos sobre iluminação cênica na dança.
- Apresentar o jogo para a turma e discutir em grupo sobre as diferentes abordagens apresentadas.
- Participar e colaborar em grupo.
- Entregar o mapa de registro completo e organizado.