Aula sobre Iluminacao Cenica Na Danca
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Inicie o tema e explique a importância da iluminação cênica na dança. Serão apresentados exemplos de como a iluminação pode ser utilizada para criar diferentes efeitos e sensações. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.Etapa 2 - Rotação por Estações
Estação 1 - TeoriaNesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre os diferentes tipos de iluminação cênica e como eles podem ser utilizados na dança. Em seguida, eles irão responder a um questionário sobre o conteúdo do vídeo.
Estação 2 - Prática
Nesta estação, os alunos irão experimentar diferentes efeitos de iluminação utilizando lanternas e tecidos coloridos. Eles irão criar diferentes atmosferas e sensações utilizando apenas a luz e os tecidos.
Estação 3 - Criação
Nesta estação, os alunos irão criar uma coreografia utilizando os conhecimentos adquiridos sobre iluminação cênica. Eles irão escolher uma música e criar uma coreografia que utilize diferentes efeitos de iluminação.
Etapa 3 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua coreografia para a turma utilizando os efeitos de iluminação criados por eles. Os demais alunos irão avaliar a apresentação e dar feedbacks.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes experiências e aprendizados adquiridos durante a aula.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da iluminação cênica na dança.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de coreografias.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criatividade na criação da coreografia.
- Utilização adequada dos efeitos de iluminação na apresentação.
- Cooperação e colaboração com os demais membros do grupo.
- Capacidade de avaliar e dar feedbacks construtivos sobre as apresentações dos demais grupos.
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
- Orientar os alunos durante as atividades práticas.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação das coreografias.
- Avaliar as apresentações dos alunos e dar feedbacks construtivos.
- Concluir a aula e reforçar a importância da iluminação cênica na dança.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Experimentar diferentes efeitos de iluminação na criação da coreografia.
- Trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
- Apresentar a coreografia utilizando os efeitos de iluminação criados pelo grupo.
- Avaliar as apresentações dos demais grupos e dar feedbacks construtivos.