Aula sobre Iluminacao Cenica Na Danca

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A iluminação cênica é um elemento fundamental na dança, pois é responsável por criar diferentes atmosferas e sensações durante a apresentação. Ela pode ser encontrada em diversos contextos, como em shows, peças de teatro, musicais, entre outros. Os alunos irão aprender sobre a importância da iluminação cênica na dança e como ela pode ser utilizada para criar diferentes efeitos. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie o tema e explique a importância da iluminação cênica na dança. Serão apresentados exemplos de como a iluminação pode ser utilizada para criar diferentes efeitos e sensações. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos, que serão as estações.

  2. Etapa 2 - Rotação por Estações

    Estação 1 - Teoria

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre os diferentes tipos de iluminação cênica e como eles podem ser utilizados na dança. Em seguida, eles irão responder a um questionário sobre o conteúdo do vídeo.

    Estação 2 - Prática

    Nesta estação, os alunos irão experimentar diferentes efeitos de iluminação utilizando lanternas e tecidos coloridos. Eles irão criar diferentes atmosferas e sensações utilizando apenas a luz e os tecidos.

    Estação 3 - Criação

    Nesta estação, os alunos irão criar uma coreografia utilizando os conhecimentos adquiridos sobre iluminação cênica. Eles irão escolher uma música e criar uma coreografia que utilize diferentes efeitos de iluminação.


  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo irá apresentar sua coreografia para a turma utilizando os efeitos de iluminação criados por eles. Os demais alunos irão avaliar a apresentação e dar feedbacks.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes experiências e aprendizados adquiridos durante a aula.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância da iluminação cênica na dança.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos e espaços para composição cênica e apresentação coreográfica.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de coreografias.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade na criação da coreografia.
  • Utilização adequada dos efeitos de iluminação na apresentação.
  • Cooperação e colaboração com os demais membros do grupo.
  • Capacidade de avaliar e dar feedbacks construtivos sobre as apresentações dos demais grupos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e explicar a metodologia utilizada.
  • Orientar os alunos durante as atividades práticas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação das coreografias.
  • Avaliar as apresentações dos alunos e dar feedbacks construtivos.
  • Concluir a aula e reforçar a importância da iluminação cênica na dança.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Experimentar diferentes efeitos de iluminação na criação da coreografia.
  • Trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
  • Apresentar a coreografia utilizando os efeitos de iluminação criados pelo grupo.
  • Avaliar as apresentações dos demais grupos e dar feedbacks construtivos.