Aula sobre Iluminacao Cenica Na Danca

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A iluminação cênica é um elemento fundamental na dança, pois é responsável por criar a atmosfera e o clima da apresentação. É através da iluminação que é possível destacar os movimentos dos bailarinos, criar sombras e efeitos visuais que enriquecem a performance. Os alunos irão aprender sobre a importância da iluminação cênica na dança e como ela pode ser utilizada para criar diferentes efeitos. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Pesquisa em casa

    Os alunos deverão pesquisar sobre importância da iluminação cênica na dança em casa e criar um resumo com as informações mais importantes. Indique alguns sites e vídeos para ajudar na pesquisa.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da iluminação cênica na dança. Serão mostrados exemplos de apresentações de dança com diferentes tipos de iluminação.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram na pesquisa e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para ajudar e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e explicar como utilizaram a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Criação de uma apresentação de dança com iluminação cênica

    Os alunos irão criar uma pequena apresentação de dança em grupo, utilizando a iluminação cênica para criar diferentes efeitos. Forneça alguns materiais de iluminação, como lanternas e refletores.

  7. Etapa 7 - Apresentação das performances

    Cada grupo irá apresentar sua performance para a turma, utilizando a iluminação cênica criada na etapa anterior. Os alunos irão avaliar as apresentações utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos para composição cênica e apresentação coreográfica.
  • Estimular a pesquisa e a troca de ideias entre os alunos.
  • Promover a criatividade e a expressão artística dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Criatividade na criação da apresentação de dança.
  • Utilização adequada da iluminação cênica para criar diferentes efeitos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da iluminação cênica na dança.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Fornecer materiais de iluminação para a criação das apresentações de dança.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema em casa.
  • Participar da discussão em grupo e trocar ideias sobre o tema.
  • Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e utilizar para avaliar a atividade.