Aula sobre Iluminacao Cenica Na Danca
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A iluminação cênica é um elemento fundamental na dança, pois é responsável por criar a atmosfera e o clima da apresentação. É através da iluminação que é possível destacar os movimentos dos bailarinos, criar sombras e efeitos visuais que enriquecem a performance. Os alunos irão aprender sobre a importância da iluminação cênica na dança e como ela pode ser utilizada para criar diferentes efeitos. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, onde os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Pesquisa em casa
Os alunos deverão pesquisar sobre importância da iluminação cênica na dança em casa e criar um resumo com as informações mais importantes. Indique alguns sites e vídeos para ajudar na pesquisa.Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância da iluminação cênica na dança. Serão mostrados exemplos de apresentações de dança com diferentes tipos de iluminação.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações que encontraram na pesquisa e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para ajudar e tire dúvidas.Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". Esse template será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 5 - Apresentação dos templates
Cada grupo irá apresentar seu template para a turma e explicar como utilizaram a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.Etapa 6 - Criação de uma apresentação de dança com iluminação cênica
Os alunos irão criar uma pequena apresentação de dança em grupo, utilizando a iluminação cênica para criar diferentes efeitos. Forneça alguns materiais de iluminação, como lanternas e refletores.Etapa 7 - Apresentação das performances
Cada grupo irá apresentar sua performance para a turma, utilizando a iluminação cênica criada na etapa anterior. Os alunos irão avaliar as apresentações utilizando o template de Dinâmica dos 3 Qs.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e experimentar diferentes elementos para composição cênica e apresentação coreográfica.
- Estimular a pesquisa e a troca de ideias entre os alunos.
- Promover a criatividade e a expressão artística dos alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Criatividade na criação da apresentação de dança.
- Utilização adequada da iluminação cênica para criar diferentes efeitos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da iluminação cênica na dança.
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Fornecer materiais de iluminação para a criação das apresentações de dança.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o tema em casa.
- Participar da discussão em grupo e trocar ideias sobre o tema.
- Criar o template de Dinâmica dos 3 Qs e utilizar para avaliar a atividade.