Aula sobre Ilustracao De Historias Em Quadrinhos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A ilustração de histórias em quadrinhos é uma forma de arte que combina elementos visuais e narrativos para contar uma história. É uma linguagem que pode ser encontrada em diversos meios, como livros, revistas, jornais e na internet. Nesta aula, os alunos irão aprender como criar uma história em quadrinhos, utilizando a metodologia ativa Design Sprint. Eles irão desenvolver habilidades de análise visual, narrativa e criatividade, além de aprenderem a trabalhar em equipe. Para tornar a aula mais envolvente, apresente exemplos de histórias em quadrinhos conhecidas pelos alunos, como Turma da Mônica, Marvel e DC Comics.
Etapa 1 - Entender
Apresente aos alunos o conceito de Design Sprint e como ele pode ser aplicado na criação de histórias em quadrinhos. Em seguida, divida os alunos em grupos de até 5 pessoas e peça que escolham um tema para a história em quadrinhos que irão criar.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo irá criar um esboço da história em quadrinhos, definindo os personagens, o enredo e os diálogos. Oriente os alunos na criação dos esboços, incentivando a criatividade e a originalidade.Etapa 3 - Decidir
Os grupos irão apresentar seus esboços para a turma, dê feedbacks e incentive a participação dos colegas. Em seguida, irão decidir qual esboço será utilizado para a criação da história em quadrinhos.Etapa 4 - Prototipar
Com o esboço definido, os grupos irão criar o roteiro e os desenhos da história em quadrinhos. Oriente os alunos na criação dos desenhos, incentivando a atenção aos detalhes e a criatividade na escolha das cores.Etapa 5 - Testar
Cada grupo irá apresentar sua história em quadrinhos. Peça que os alunos avaliem as histórias em quadrinhos dos colegas, destacando os pontos positivos e sugerindo melhorias.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise visual e narrativa.
- Estimular a criatividade e a originalidade.
- Trabalhar em equipe.
- Desenvolver habilidades de comunicação.
- Estimular a capacidade de receber e dar feedbacks construtivos.
Critérios de avaliação
- Originalidade e criatividade na criação da história em quadrinhos.
- Coerência e qualidade do roteiro.
- Qualidade dos desenhos e escolha das cores.
- Capacidade de trabalhar em equipe.
- Capacidade de receber e dar feedbacks construtivos.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de Design Sprint e como ele pode ser aplicado na criação de histórias em quadrinhos.
- Orientar os alunos na criação dos esboços e desenhos.
- Estimular a criatividade e a originalidade.
- Incentivar a comunicação e a troca de feedbacks construtivos.
- Avaliar as histórias em quadrinhos dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe.
- Criar um esboço da história em quadrinhos.
- Criar o roteiro e os desenhos da história em quadrinhos.
- Apresentar a história em quadrinhos para a turma.
- Avaliar as histórias em quadrinhos dos colegas e fornecer feedbacks construtivos.