Aula sobre Ilustracao De Historias Em Quadrinhos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A ilustração de histórias em quadrinhos é uma forma de arte que tem ganhado cada vez mais espaço na cultura pop. É possível encontrar HQs em livros, revistas, filmes e séries. Os quadrinhos são uma forma de contar histórias de maneira visual, utilizando desenhos e textos. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a ilustração de histórias em quadrinhos e como ela se integra a outras linguagens artísticas, como o cinema e a animação. Utilizando a metodologia ativa Design Thinking, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo das suas histórias em quadrinhos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, explicando o que são histórias em quadrinhos e como elas se integram a outras linguagens artísticas.Mostre exemplos de HQs famosas e como elas foram adaptadas para outras mídias, como o cinema.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo das suas histórias em quadrinhos. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Explique como preencher cada campo e dê exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Criação de personagens

    Com base no mapa de empatia, peça que os alunos criem personagens para suas histórias em quadrinhos. Eles deverão pensar em características físicas e psicológicas dos personagens, além de suas motivações e objetivos.

  4. Etapa 4 - Desenho dos quadros

    Os alunos irão desenhar os quadros de suas histórias em quadrinhos. Explique as técnicas de desenho e dê exemplos práticos. Os alunos poderão utilizar lápis, canetas e outros materiais de desenho.

  5. Etapa 5 - Roteiro das histórias

    Com base nos personagens e nos quadros desenhados, peça que os alunos criem o roteiro de suas histórias em quadrinhos. Eles deverão pensar em diálogos e narrativas que sejam coerentes com os personagens e os quadros.

  6. Etapa 6 - Apresentação das histórias

    Os alunos irão apresentar suas histórias em quadrinhos para a turma. Eles deverão explicar a história, os personagens e os quadros desenhados. Avalie as apresentações e dê feedbacks.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, perguntando aos alunos o que eles aprenderam e como podem aplicar esses conhecimentos em outras áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram a outras linguagens artísticas.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de histórias em quadrinhos.
  • Desenvolver habilidades de desenho e roteiro.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre personagens, quadros e roteiro.
  • Criatividade e originalidade na criação das histórias em quadrinhos.
  • Utilização adequada de técnicas de desenho e roteiro.

Ações do professor

  • Explicar claramente as etapas da aula e os objetivos de cada uma.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos durante a criação das histórias em quadrinhos.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.

Ações do aluno

  • Preencher o mapa de empatia para entender melhor o público-alvo das suas histórias em quadrinhos.
  • Criar personagens coerentes com o mapa de empatia e os quadros desenhados.
  • Desenhar os quadros e criar o roteiro da história em quadrinhos.