Aula sobre Ilustracao De Historias Em Quadrinhos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A ilustração de histórias em quadrinhos é uma forma de arte que combina elementos visuais e narrativos para contar uma história. É uma forma de arte popular que pode ser encontrada em revistas em quadrinhos, livros, filmes e jogos. Nesta aula, os alunos irão aprender a analisar como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais. Eles irão aplicar a metodologia ativa _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC) para criar um modelo de júri, com 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e interpretar elementos visuais em histórias em quadrinhos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC). Mostre aos alunos um vídeo sobre a história dos quadrinhos e faça uma discussão em grupo sobre como as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais.

  2. Etapa 2 - Seleção de histórias em quadrinhos

    Peça aos alunos que selecionem uma história em quadrinhos para analisar. Forneça uma lista de sugestões de histórias em quadrinhos para os alunos escolherem. Eles irão trabalhar em grupo para escolher uma história em quadrinhos que contenha elementos visuais que possam ser analisados.

  3. Etapa 3 - Análise dos elementos visuais

    Peça que os alunos analisem os elementos visuais da história em quadrinhos escolhida, como cores, formas, linhas, sombras, perspectiva e enquadramento. Eles irão trabalhar em grupo para identificar os elementos visuais mais relevantes da história em quadrinhos.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Divida os alunos em grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo irá preparar seus argumentos com base nos elementos visuais identificados na etapa anterior. O grupo defensor irá argumentar que a história em quadrinhos escolhida é uma obra de arte que utiliza os elementos visuais de forma eficiente. O grupo opositor irá argumentar que a história em quadrinhos escolhida não é uma obra de arte que utiliza os elementos visuais de forma eficiente.

  5. Etapa 5 - Debate crítico

    Os grupos irão apresentar seus argumentos e debater sobre a utilização dos elementos visuais na história em quadrinhos escolhida. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados pelos grupos e decidir qual grupo apresentou os melhores argumentos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e peça que os alunos compartilhem suas opiniões sobre a metodologia _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC).

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar e interpretar elementos visuais em histórias em quadrinhos.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Fomentar o pensamento crítico e a argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Habilidade em analisar e interpretar elementos visuais em histórias em quadrinhos.
  • Trabalho em equipe e colaboração entre os alunos.
  • Reflexão sobre a metodologia _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC).

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC).
  • Fornecer uma lista de sugestões de histórias em quadrinhos para os alunos escolherem.
  • Orientar os alunos na análise dos elementos visuais da história em quadrinhos escolhida.
  • Acompanhar e avaliar a participação dos alunos nos debates em grupo.
  • Fazer uma reflexão sobre a aula e a metodologia _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC).

Ações do aluno

  • Selecionar uma história em quadrinhos para analisar.
  • Trabalhar em grupo para identificar os elementos visuais mais relevantes da história em quadrinhos.
  • Preparar argumentos com base nos elementos visuais identificados.
  • Participar ativamente nos debates em grupo.
  • Refletir sobre a metodologia _Modelo de_ _d__ebate_ _c__rítico_ (MDC).