Aula sobre Ilustracao De Historias Em Quadrinhos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A ilustração de histórias em quadrinhos é uma forma de arte que combina a escrita com a arte visual. É uma forma de contar histórias usando desenhos e balões de fala para representar diálogos e pensamentos dos personagens. As histórias em quadrinhos são uma forma popular de entretenimento e podem ser encontradas em livros, revistas, jornais e até mesmo em filmes e séries de TV. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de criar suas próprias histórias em quadrinhos, aprendendo técnicas de ilustração e narrativa. A metodologia utilizada será a _Rotação por estações_, em que os alunos trabalharão em grupos em diferentes atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e faça uma breve introdução sobre a história das histórias em quadrinhos, mostrando exemplos de diferentes estilos e gêneros. Divida os alunos em grupos de três e entregue uma folha com o roteiro de atividades a serem realizadas.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Ilustração

    Oriente os alunos a criar um personagem para sua história em quadrinhos, desenhando-o em um papel sulfite. Forneça dicas sobre como criar personagens expressivos e interessantes, incentivando a criatividade dos alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Roteiro

    Oriente os alunos a criar um roteiro para sua história em quadrinhos, escrevendo uma sinopse e dividindo-a em quadros. Forneça dicas sobre como criar uma narrativa interessante e coerente, incentivando a imaginação dos alunos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Montagem

    Oriente os alunos a montar sua história em quadrinhos, colando os desenhos e balões de fala em uma folha de papel cartão. Forneça dicas sobre como organizar a narrativa visualmente, incentivando a atenção aos detalhes.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Os grupos apresentarão suas histórias em quadrinhos para a turma, explicando o processo de criação e as escolhas feitas. Incentive a participação de todos os alunos, promovendo a troca de ideias e opiniões.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade, perguntando aos alunos sobre suas experiências e aprendizados. Incentive os alunos a compartilhar suas opiniões e a avaliar o próprio trabalho.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, etc.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de histórias em quadrinhos.
  • Promover a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação dos personagens e da história.
  • Coerência narrativa e visual na história em quadrinhos.
  • Organização e apresentação da história em quadrinhos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre as técnicas de ilustração e narrativa.
  • Incentivar a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a troca de ideias e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Criar um personagem para sua história em quadrinhos.
  • Escrever um roteiro para sua história em quadrinhos.
  • Montar sua história em quadrinhos, colando os desenhos e balões de fala em uma folha de papel cartão.