Aula sobre Ilustracao De Historias Em Quadrinhos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A ilustração de histórias em quadrinhos é uma forma de arte que combina imagens e texto para contar uma história. As HQs são muito populares entre jovens e adultos, e podem ser encontradas em jornais, revistas, livros e na internet. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a criação de mapas conceituais para organizar suas ideias sobre o tema. Eles também irão criar sua própria história em quadrinhos, usando as técnicas aprendidas na aula.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que são mapas conceituais. Em seguida, peça aos alunos que criem um mapa conceitual sobre o que eles já sabem sobre histórias em quadrinhos.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Peça que os alunos pesquisem sobre a história das HQs e sobre os diferentes estilos de ilustração. Eles devem criar um mapa conceitual com as informações mais importantes. Oriente-os nesse processo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente-os a usar cores e imagens para tornar o mapa mais visual e atrativo.

  4. Etapa 4 - Criação da história em quadrinhos

    Os alunos irão usar as informações do mapa conceitual para criar sua própria história em quadrinhos. Eles devem pensar em um enredo interessante, criar personagens e desenhar as cenas. Auxilie-os sobre as técnicas de ilustração e como combinar imagens e texto.

  5. Etapa 5 - Apresentação das histórias em quadrinhos

    Os alunos irão apresentar suas histórias em quadrinhos para a turma. Incentive a criatividade e a originalidade.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre as histórias em quadrinhos e os mapas conceituais criados pelos alunos. Incentive a participação de todos e estimule o pensamento crítico.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie as histórias em quadrinhos e os mapas conceituais dos alunos, considerando a criatividade, originalidade, organização e qualidade da ilustração.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, etc.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos na criação de histórias em quadrinhos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar mapas conceituais para organizar suas ideias sobre um tema.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação da história em quadrinhos.
  • Organização e clareza do mapa conceitual.
  • Qualidade da ilustração e combinação de imagens e texto na história em quadrinhos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre as técnicas de ilustração e como combinar imagens e texto.
  • Estimular a participação de todos na discussão.
  • Avaliar as histórias em quadrinhos e os mapas conceituais dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a história das HQs e sobre os diferentes estilos de ilustração.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Criar sua própria história em quadrinhos, usando as técnicas aprendidas na aula.