Aula sobre Ilustracao De Livros
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A ilustração de livros é uma forma de arte cujo objetivo é enriquecer a experiência de leitura dos livros. Através das ilustrações, os leitores podem visualizar melhor as cenas e personagens descritos no texto, além de estimular a imaginação e a criatividade. Os alunos irão aprender sobre a importância da ilustração de livros e como ela pode ser utilizada para complementar e enriquecer a narrativa. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, onde os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema, explicando a importância da ilustração de livros e como ela pode ser utilizada para complementar a narrativa. Serão apresentados exemplos de livros ilustrados e como as ilustrações contribuem para a história.Etapa 2 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O objetivo é que os alunos possam avaliar a atividade e dar feedbacks construtivos para o professor.Etapa 3 - Pesquisa sobre ilustração de livros
Os alunos irão pesquisar sobre ilustração de livros e como ela é utilizada em diferentes gêneros literários. Eles deverão escolher um livro e analisar como as ilustrações contribuem para a história.Etapa 4 - Criação de ilustrações
Os alunos irão criar suas próprias ilustrações para o livro escolhido na etapa anterior. Eles deverão utilizar diferentes técnicas de ilustração, como lápis de cor, aquarela, guache, entre outras.Etapa 5 - Apresentação das ilustrações
Os alunos irão apresentar suas ilustrações para a turma e explicar como elas contribuem para a história do livro escolhido.Etapa 6 - Avaliação da atividade
Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 2 para avaliar a atividade e dar feedbacks construtivos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise de situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, etc.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de ilustrações para livros.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar a própria aprendizagem e dar feedbacks construtivos para o professor.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Qualidade das ilustrações criadas pelos alunos.
- Capacidade de análise e interpretação das ilustrações e sua contribuição para a história do livro escolhido.
- Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Apresentação clara e objetiva das ilustrações para a turma.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância da ilustração de livros.
- Dividir os alunos em grupos para discutir sobre o tema.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Auxiliar os alunos na pesquisa sobre ilustração de livros.
- Avaliar as ilustrações criadas pelos alunos e dar feedbacks construtivos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar ilustrações criativas e bem elaboradas para o livro escolhido.
- Analisar e interpretar as ilustrações e sua contribuição para a história do livro escolhido.
- Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Apresentar as ilustrações de forma clara e objetiva para a turma.