Aula sobre Ilustracao De Livros

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A ilustração de livros é uma forma de arte cujo objetivo é enriquecer a experiência de leitura dos livros. Através das ilustrações, os leitores podem visualizar melhor as cenas e personagens descritos no texto, além de estimular a imaginação e a criatividade. Os alunos irão aprender sobre a importância da ilustração de livros e como ela pode ser utilizada para complementar e enriquecer a narrativa. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, onde os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema, explicando a importância da ilustração de livros e como ela pode ser utilizada para complementar a narrativa. Serão apresentados exemplos de livros ilustrados e como as ilustrações contribuem para a história.

  2. Etapa 2 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’, ‘Que tal’, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. O objetivo é que os alunos possam avaliar a atividade e dar feedbacks construtivos para o professor.

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre ilustração de livros

    Os alunos irão pesquisar sobre ilustração de livros e como ela é utilizada em diferentes gêneros literários. Eles deverão escolher um livro e analisar como as ilustrações contribuem para a história.

  4. Etapa 4 - Criação de ilustrações

    Os alunos irão criar suas próprias ilustrações para o livro escolhido na etapa anterior. Eles deverão utilizar diferentes técnicas de ilustração, como lápis de cor, aquarela, guache, entre outras.

  5. Etapa 5 - Apresentação das ilustrações

    Os alunos irão apresentar suas ilustrações para a turma e explicar como elas contribuem para a história do livro escolhido.

  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade

    Os alunos irão utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs criado na etapa 2 para avaliar a atividade e dar feedbacks construtivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise de situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, etc.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de ilustrações para livros.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliar a própria aprendizagem e dar feedbacks construtivos para o professor.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Qualidade das ilustrações criadas pelos alunos.
  • Capacidade de análise e interpretação das ilustrações e sua contribuição para a história do livro escolhido.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Apresentação clara e objetiva das ilustrações para a turma.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da ilustração de livros.
  • Dividir os alunos em grupos para discutir sobre o tema.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Auxiliar os alunos na pesquisa sobre ilustração de livros.
  • Avaliar as ilustrações criadas pelos alunos e dar feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar ilustrações criativas e bem elaboradas para o livro escolhido.
  • Analisar e interpretar as ilustrações e sua contribuição para a história do livro escolhido.
  • Utilizar adequadamente o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Apresentar as ilustrações de forma clara e objetiva para a turma.