Aula sobre Ilustracao De Livros

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A ilustração de livros é uma das formas mais antigas de arte visual, cujo objetivo é enriquecer a experiência do leitor e tornar a leitura mais agradável. Nesta aula, o professor irá apresentar a diferença entre ilustração e desenho (presente no material do AprendiZAP), estimulando os alunos a compartilharem seus livros ilustrados favoritos e discutindo como as imagens contribuem para a experiência de leitura. A metodologia ativa de Aprendizagem Entre Pares será aplicada, incentivando atividades em dupla para a criação de um livro ilustrado sobre um personagem preferido.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor inicia a aula explicando o que é a ilustração de livros e como ela se relaciona com a linguagem textual. Em seguida, promove uma breve discussão sobre livros ilustrados favoritos dos alunos.

  2. Etapa 2 - Formação das duplas e escolha do personagem

    Os alunos formam duplas e escolhem um personagem preferido para ser o protagonista do livro ilustrado. Eles discutem e compartilham suas escolhas.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e planejamento

    As duplas pesquisam e coletam referências visuais relacionadas ao personagem escolhido. Juntos, os alunos devem ser incentivados a planejarem quais serão as cenas e a história do livro.

  4. Etapa 4 - Criação do livro ilustrado

    As duplas começam a criar as ilustrações para o livro, utilizando técnicas e materiais de sua escolha. O professor circula pela sala, oferecendo orientações e suporte quando necessário.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos livros ilustrados

    As duplas apresentam seus livros ilustrados para a turma, compartilhando suas criações e narrativas. A turma pode fazer perguntas e fornecer feedback construtivo.

  6. Etapa 6 - Avaliação entre pares

    As duplas preenchem a ficha de avaliação entre pares, avaliando o trabalho dos colegas com base nos critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Autoavaliação e encerramento

    Os alunos refletem sobre seu próprio trabalho e realizam uma autoavaliação, identificando seus pontos fortes e áreas que podem melhorar. O professor encerra a aula, reforçando a importância da arte da ilustração e destacando as conquistas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e expressão artística dos alunos.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre pares.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, planejamento e organização visual.
  • Fomentar a apreciação e análise crítica de obras de arte e ilustrações.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo e cooperação na realização do livro ilustrado.
  • Construção dos argumentos e coerência da narrativa visual.
  • Apresentação clara e comunicativa das ilustrações e histórias.
  • Desempenho geral, incluindo criatividade, originalidade e atenção aos detalhes.

Ações do professor

  • Apresentar e explicar os conceitos de ilustração e desenho.
  • Facilitar a formação das duplas e orientar a escolha dos personagens.
  • Oferecer suporte e orientações durante a criação dos livros ilustrados.
  • Promover a avaliação entre pares e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Compartilhar e discutir livros ilustrados favoritos.
  • Pesquisar, planejar e criar as ilustrações do livro ilustrado em duplas.
  • Avaliar o trabalho das outras duplas com base nos critérios estabelecidos.
  • Apresentar seus livros ilustrados para a turma e participar das discussões e feedbacks.