Aula sobre Ilustracao De Livros

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


A ilustração de livros é uma arte visando enriquecer a experiência de leitura. Ela pode ser encontrada em diversos tipos de livros, desde infantis até obras literárias para adultos. Os alunos irão aprender sobre a importância da ilustração de livros e como ela pode ser utilizada para enriquecer a narrativa. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada para desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da ilustração de livros para a compreensão da narrativa. Os alunos serão convidados a compartilhar suas experiências de leitura e a importância da ilustração para eles.

  2. Etapa 2 - Problema

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá escolher um livro para analisar. Eles deverão identificar um problema na narrativa que poderia ser solucionado com uma ilustração.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá criar alternativas de ilustrações para solucionar o problema identificado na etapa anterior. Eles deverão desenhar as ilustrações e explicar como elas ajudam a solucionar o problema.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos irão apresentar suas alternativas para a turma e explicar como elas ajudam a solucionar o problema identificado. A turma irá discutir as diferentes soluções apresentadas e escolher a melhor ilustração para solucionar o problema.

  5. Etapa 5 - Criação do diário de bordo

    Cada grupo irá criar um diário de bordo contendo os campos de ‘Problema’, ‘Geração de Alternativas’ e ‘Solução’. Eles deverão descrever o problema identificado, as alternativas de ilustrações criadas e a solução escolhida pela turma.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar seu diário de bordo para a turma e explicar como chegaram à solução escolhida.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a importância da ilustração de livros e como ela pode ser utilizada para enriquecer a narrativa. Os alunos serão convidados a compartilhar suas aprendizagens e como a atividade contribuiu para o desenvolvimento da habilidade proposta.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais, entre outras.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema na narrativa.
  • Criação de alternativas de ilustrações criativas e coerentes com a narrativa.
  • Escolha da melhor solução para o problema identificado.
  • Qualidade do diário de bordo criado.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante toda a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da ilustração de livros.
  • Orientar os alunos durante a atividade.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Fazer uma reflexão sobre a importância da atividade e como ela contribuiu para o desenvolvimento da habilidade proposta.

Ações do aluno

  • Identificar o problema na narrativa.
  • Criar alternativas de ilustrações criativas e coerentes com a narrativa.
  • Escolher a melhor solução para o problema identificado.
  • Criar um diário de bordo contendo os campos de ‘Problema’, ‘Geração de Alternativas’ e ‘Solução’.
  • Participar ativa e colaborativamente durante toda a atividade.