Aula sobre Ilustracao De Livros

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A ilustração de livros é uma forma de arte cujo objetivo é enriquecer a experiência de leitura dos leitores. É uma linguagem visual que pode ser encontrada em diversos tipos de livros, desde infantis até livros didáticos. Os alunos irão aprender sobre a importância da ilustração de livros e como ela pode ser usada para contar histórias e transmitir mensagens. Utilizando a metodologia ativa Design Thinking, os alunos irão criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo de uma história e, assim, criar ilustrações que sejam mais envolventes e significativas para os leitores.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da ilustração de livros. Em seguida, os alunos irão assistir a um vídeo que mostra exemplos de ilustrações em livros e como elas podem enriquecer a experiência de leitura.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia (imagem em anexo) para entender melhor o público-alvo de uma história. Eles irão preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos" para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre o autor e a história do livro que irão ilustrar. Eles devem entender o contexto da história e como as ilustrações podem ajudar a transmitir a mensagem.

  4. Etapa 4 - Brainstorming

    Os alunos irão fazer um brainstorming para gerar ideias de ilustrações para o livro. Eles devem considerar o público-alvo e a mensagem que a história quer transmitir.

  5. Etapa 5 - Criação das ilustrações

    Os alunos irão criar as ilustrações para o livro. Eles devem usar os insights obtidos no mapa de empatia e no brainstorming para criar ilustrações que sejam mais envolventes e significativas para os leitores.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos irão apresentar suas ilustrações para a turma. Eles devem explicar o contexto da história, o público-alvo e como as ilustrações ajudam a transmitir a mensagem.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a atividade e como a metodologia Design Thinking ajudou os alunos a criar ilustrações mais significativas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas e musicais.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de ilustrações para livros.
  • Desenvolver a empatia dos alunos em relação ao público-alvo de uma história.

Critérios de avaliação

  • Relevância das ilustrações criadas para a história.
  • Coerência das ilustrações com o público-alvo da história.
  • Originalidade e criatividade das ilustrações criadas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da ilustração de livros.
  • Conduzir a atividade de criação do mapa de empatia.
  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a história do livro e na criação das ilustrações.
  • Conduzir a apresentação das ilustrações e a reflexão sobre a atividade.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia para entender melhor o público-alvo da história.
  • Pesquisar sobre a história do livro e como as ilustrações podem ajudar a transmitir a mensagem.
  • Criar as ilustrações para o livro, levando em consideração o público-alvo e a mensagem que a história quer transmitir.
  • Apresentar as ilustrações para a turma e explicar o contexto da história e como as ilustrações ajudam a transmitir a mensagem.
  • Participar da reflexão sobre a atividade e como a metodologia Design Thinking ajudou na criação das ilustrações.