Aula sobre Ilustracao De Livros

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A ilustração de livros é uma forma de arte cujo objetivo é enriquecer a experiência de leitura do público. Ela pode ser encontrada em diversos tipos de livros, desde infantis até obras de ficção para adultos. Os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será aplicada, ou seja, os alunos terão acesso ao conteúdo antes da aula e, em sala, serão incentivados a discutir e aplicar o que aprenderam.

  1. Etapa 1 - Sala de aula invertida

    Antes da aula, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre ilustração de livros e responder a algumas perguntas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e deverão discutir as respostas que deram no vídeo. Incentive a participação de todos e estimular o debate.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Cada grupo deverá escolher um livro e analisar as ilustrações presentes nele. Eles devem discutir como as imagens complementam o texto e como elas podem influenciar a interpretação do leitor.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’, para avaliar a atividade. Explique como a ferramenta funciona e incentive a criatividade dos alunos.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar o livro que escolheu e as análises que fizeram das ilustrações. Eles também devem mostrar o template que criaram e explicar como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Debate

    Incentive a participação dos alunos e estimule o debate sobre as apresentações. Faça perguntas para os grupos e incentive a troca de ideias entre eles.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Ao final, os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar situações nas quais as linguagens das artes visuais se integram às linguagens audiovisuais, gráficas, cenográficas, coreográficas, musicais etc.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de um template de avaliação.
  • Incentivar a participação dos alunos em debates e discussões em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade da análise das ilustrações presentes no livro escolhido.
  • Criatividade na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Qualidade da apresentação do livro e das análises feitas pelo grupo.
  • Preenchimento adequado do template de avaliação.

Ações do professor

  • Incentivar a participação dos alunos em debates e discussões em grupo.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação do template de avaliação.
  • Fazer perguntas para os grupos e incentivar a troca de ideias entre eles.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das análises e apresentações.
  • Explicar claramente como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida funciona e como os alunos devem proceder.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre ilustração de livros antes da aula.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Analisar as ilustrações presentes no livro escolhido.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Apresentar o livro escolhido e as análises feitas pelo grupo.