Imigrantes: uma história de lugares e recomeços
Nessa aula de Geografia, convidamos você a conhecer a história da família de Bruna Kao, descendente de imigrantes chineses no Brasil. Acompanhe o vídeo para conhecer o relato da Bruna!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Quais são os principais fatores que levam os imigrantes a buscar novos lugares pra morar?
Atividade completaA)
Aventura, desafios e desapego familiar.B) Economia, trabalho, política e causas naturais.
C) Economia e perseguições políticas e religiosas.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Rotação por estações:
A aula sobre "Imigrantes: uma história de lugares e recomeços" pretende apresentar aos alunos a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. O tema é de grande importância para a compreensão da diversidade cultural e histórica do país. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos diferentes que serão responsáveis por uma atividade relacionada ao tema.Atividade completaExemplo prático: O Brasil é um país que recebeu inúmeros imigrantes ao longo de sua história. A cidade de São Paulo, por exemplo, é conhecida por ser um grande polo de imigração, recebendo pessoas de diversas partes do mundo. Na região da Liberdade, é possível encontrar uma grande quantidade de restaurantes de comida japonesa, o que evidencia a influência da imigração japonesa na cultura da cidade.
4. Design Sprint:
A imigração é um tema atual e relevante para a sociedade brasileira, formada por diversas culturas e etnias. Nesta aula, os alunos irão explorar a história da imigração no Brasil e como ela influenciou a formação socioeconômica e territorial do país. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia é uma forma dinâmica e participativa de aprendizado, que estimula a criatividade e o trabalho em equipe.Atividade completa5. Gamificação:
A imigração é um tema presente no cotidiano dos estudantes, seja por meio de suas próprias histórias familiares ou por meio de notícias sobre a chegada de imigrantes no país. Nesta aula os alunos serão convidados a refletir sobre as histórias de lugares e recomeços dos imigrantes que chegaram ao Brasil e como esses fluxos populacionais influenciaram a formação socioeconômica e territorial do país. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.Atividade completa6. Modelo de Debate Crítico (MDC):
A aula de Geografia sobre "Imigrantes: uma história de lugares e recomeços" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. O tema é importante, pois a imigração é um fenômeno que ocorre em todo o mundo, com impacto direto na formação das sociedades e culturas. Além disso, a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação e reflexão crítica. Um exemplo prático do tema é a presença de imigrantes em nossa cidade, como nas feiras livres e empreendimentos locais.Atividade completa7. Sala de Aula Invertida:
A imigração é um tema muito presente na história do Brasil e pode ser encontrado em vários aspectos do cotidiano dos estudantes, como na culinária, na música, na religião e em muitos outros. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão responsáveis por criar um mapa conceitual sobre o tema "Imigrantes: uma história de lugares e recomeços". Para isso, vamos apresentar exemplos práticos sobre a imigração no Brasil e mostrar como ela influenciou a formação socioeconômica e territorial do país.Atividade completa8. Design Thinking:
A aula sobre "Imigrantes: uma história de lugares e recomeços" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia sobre os imigrantes. Através desse mapa, os alunos poderão entender como é a vida de um imigrante, suas dores e ganhos, além de compreender a importância dessas pessoas na formação do país.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: