Aula sobre Imigrantes Uma Historia De Lugares E Recomecos
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A aula sobre "Imigrantes: uma história de lugares e recomeços" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia sobre os imigrantes. Através desse mapa, os alunos poderão entender como é a vida de um imigrante, suas dores e ganhos, além de compreender a importância dessas pessoas na formação do país.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Imigrantes: uma história de lugares e recomeços" e pergunte aos alunos o que eles sabem sobre o assunto. Em seguida, contextualize o tema, apresentando exemplos de imigrantes famosos no Brasil e no mundo.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre os imigrantes.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se dividir em grupos com até 6 pessoas e discutir sobre as informações colocadas no mapa de empatia.Etapa 4 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar as informações discutidas em sua sala.Etapa 5 - Exemplos práticos
O professor irá apresentar exemplos práticos sobre a importância dos imigrantes na formação do Brasil. Pode ser utilizado um vídeo, uma música ou uma imagem para ilustrar o tema.Etapa 6 - Debate
Os grupos irão debater a importância dos imigrantes na formação do Brasil.Etapa 7 - Conclusão
O professor irá fazer uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância dos imigrantes na formação do Brasil e incentivando os alunos a valorizarem a diversidade cultural.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Estimular a empatia e a compreensão sobre as dores e ganhos dos imigrantes.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em debater e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Criação e apresentação do mapa de empatia.
- Participação no debate em grupo.
- Compreensão sobre a importância dos imigrantes na formação do Brasil.
- Habilidade em apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Ações do professor
- Explicar claramente as etapas da aula e auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer intervenções quando necessário para esclarecer dúvidas e estimular o debate em grupo.
- Reforçar a importância dos imigrantes na formação do Brasil e incentivá-los a valorizarem a diversidade cultural.
- Avaliar e dar feedback aos alunos sobre seu desempenho nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Criar e apresentar o mapa de empatia.
- Debater e apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
- Demonstrar compreensão sobre a importância dos imigrantes na formação do Brasil.
- Valorizar a diversidade cultural.