Aula sobre Imigrantes Uma Historia De Lugares E Recomecos
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A imigração é um tema presente no cotidiano dos estudantes, seja por meio de suas próprias histórias familiares ou por meio de notícias sobre a chegada de imigrantes no país. Nesta aula os alunos serão convidados a refletir sobre as histórias de lugares e recomeços dos imigrantes que chegaram ao Brasil e como esses fluxos populacionais influenciaram a formação socioeconômica e territorial do país. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.
Etapa 1 - Apresentação do tema
O professor irá contextualizar o tema da aula e apresentar exemplos de imigrantes que chegaram ao Brasil e suas histórias de lugares e recomeços.Etapa 2 - Introdução à Gamificação
O professor irá explicar o que é a Gamificação e como ela será utilizada na aula. Será apresentado um exemplo de jogo para que os alunos possam entender melhor a metodologia.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e criarão as cartas do jogo com o tema imigração.Etapa 4 - Troca dos jogos
Os grupos irão trocar seus jogos com outros grupos para poderem jogar e responder às perguntas e afirmações criadas pelos colegas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir para discutir as respostas e trocar informações sobre as histórias de lugares e recomeços dos imigrantes.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar suas respostas e discutir as informações aprendidas durante a atividade.Etapa 7 - Reflexão final
O professor irá conduzir uma reflexão final sobre a importância da imigração na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação dos jogos.
- Promover a reflexão sobre a importância da imigração na história do país e na formação da sociedade brasileira.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação dos jogos.
- Respostas corretas e coerentes às perguntas e afirmações do jogo.
- Contribuição na discussão em grupo.
- Reflexão final sobre a importância da imigração na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Colaboração e respeito aos colegas durante toda a atividade.
Ações do professor
- Contextualizar o tema da aula.
- Explicar a metodologia da Gamificação.
- Acompanhar e orientar os grupos na criação dos jogos.
- Conduzir a discussão em grupo.
- Estimular a reflexão final sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação dos jogos.
- Responder às perguntas e afirmações do jogo.
- Contribuir na discussão em grupo.
- Refletir sobre a importância da imigração na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Colaborar e respeitar os colegas durante toda a atividade.