Aula sobre Imigrantes Uma Historia De Lugares E Recomecos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A imigração é um tema presente no cotidiano dos estudantes, seja por meio de suas próprias histórias familiares ou por meio de notícias sobre a chegada de imigrantes no país. Nesta aula os alunos serão convidados a refletir sobre as histórias de lugares e recomeços dos imigrantes que chegaram ao Brasil e como esses fluxos populacionais influenciaram a formação socioeconômica e territorial do país. A metodologia utilizada será a Gamificação, em que os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    O professor irá contextualizar o tema da aula e apresentar exemplos de imigrantes que chegaram ao Brasil e suas histórias de lugares e recomeços.

  2. Etapa 2 - Introdução à Gamificação

    O professor irá explicar o que é a Gamificação e como ela será utilizada na aula. Será apresentado um exemplo de jogo para que os alunos possam entender melhor a metodologia.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e criarão as cartas do jogo com o tema imigração.

  4. Etapa 4 - Troca dos jogos

    Os grupos irão trocar seus jogos com outros grupos para poderem jogar e responder às perguntas e afirmações criadas pelos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir para discutir as respostas e trocar informações sobre as histórias de lugares e recomeços dos imigrantes.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar suas respostas e discutir as informações aprendidas durante a atividade.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    O professor irá conduzir uma reflexão final sobre a importância da imigração na formação socioeconômica e territorial do Brasil.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação dos jogos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da imigração na história do país e na formação da sociedade brasileira.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação dos jogos.
  • Respostas corretas e coerentes às perguntas e afirmações do jogo.
  • Contribuição na discussão em grupo.
  • Reflexão final sobre a importância da imigração na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Colaboração e respeito aos colegas durante toda a atividade.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema da aula.
  • Explicar a metodologia da Gamificação.
  • Acompanhar e orientar os grupos na criação dos jogos.
  • Conduzir a discussão em grupo.
  • Estimular a reflexão final sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação dos jogos.
  • Responder às perguntas e afirmações do jogo.
  • Contribuir na discussão em grupo.
  • Refletir sobre a importância da imigração na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Colaborar e respeitar os colegas durante toda a atividade.