Aula sobre Imigrantes Uma Historia De Lugares E Recomecos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A aula de Geografia sobre "Imigrantes: uma história de lugares e recomeços" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. O tema é importante, pois a imigração é um fenômeno que ocorre em todo o mundo, com impacto direto na formação das sociedades e culturas. Além disso, a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação e reflexão crítica. Um exemplo prático do tema é a presença de imigrantes em nossa cidade, como nas feiras livres e empreendimentos locais.

  1. Etapa 1 - Introdução

    O professor iniciará a aula apresentando o tema e os objetivos da aula.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar no debate. Os subtópicos podem ser: os diferentes grupos de imigrantes e as causas da imigração para o Brasil, área de deslocamento dos diferentes grupos de imigrantes, problemas enfrentados na chegada ao Brasil, consequências da imigração para o espaço territorial e econômico do país.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre o subtópico que lhes foi atribuído. Para isso, forneça materiais de pesquisa, como livros e artigos, além de orientar os alunos na busca por informações confiáveis.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Os alunos, em grupo, criarão um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas no debate.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos apresentarão suas pesquisas e debaterão sobre a influência e os aspectos positivos dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos avaliarão o desempenho dos colegas no debate, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa 3.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor fará uma conclusão sobre a aula, reforçando os objetivos e destacando os pontos positivos e negativos do debate.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
  • Promover a interação e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação no debate.
  • Argumentação e reflexão crítica.
  • Utilização de informações confiáveis na pesquisa.
  • Criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Avaliação dos colegas no debate.

Ações do professor

  • Mediar o debate.
  • Orientar os alunos na pesquisa e na busca por informações confiáveis.
  • Estimular a argumentação e reflexão crítica.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtópico atribuído.
  • Criar o modelo de avaliação por rubrica.
  • Apresentar e debater sobre o subtópico.
  • Avaliar os colegas no debate.
  • Receber feedback do professor sobre o desempenho.