Aula sobre Imigrantes Uma Historia De Lugares E Recomecos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
A aula de Geografia sobre "Imigrantes: uma história de lugares e recomeços" pretende desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. O tema é importante, pois a imigração é um fenômeno que ocorre em todo o mundo, com impacto direto na formação das sociedades e culturas. Além disso, a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de argumentação e reflexão crítica. Um exemplo prático do tema é a presença de imigrantes em nossa cidade, como nas feiras livres e empreendimentos locais.
Etapa 1 - Introdução
O professor iniciará a aula apresentando o tema e os objetivos da aula.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e cada grupo receberá um subtópico para pesquisar e apresentar no debate. Os subtópicos podem ser: os diferentes grupos de imigrantes e as causas da imigração para o Brasil, área de deslocamento dos diferentes grupos de imigrantes, problemas enfrentados na chegada ao Brasil, consequências da imigração para o espaço territorial e econômico do país.Etapa 3 - Pesquisa
Os alunos devem pesquisar sobre o subtópico que lhes foi atribuído. Para isso, forneça materiais de pesquisa, como livros e artigos, além de orientar os alunos na busca por informações confiáveis.Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica
Os alunos, em grupo, criarão um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos colegas no debate.Etapa 5 - Debate
Os grupos apresentarão suas pesquisas e debaterão sobre a influência e os aspectos positivos dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos avaliarão o desempenho dos colegas no debate, utilizando o modelo de avaliação por rubrica criado na etapa 3.Etapa 7 - Conclusão
O professor fará uma conclusão sobre a aula, reforçando os objetivos e destacando os pontos positivos e negativos do debate.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação.
- Estimular a reflexão crítica sobre a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Promover a interação e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação no debate.
- Argumentação e reflexão crítica.
- Utilização de informações confiáveis na pesquisa.
- Criação do modelo de avaliação por rubrica.
- Avaliação dos colegas no debate.
Ações do professor
- Mediar o debate.
- Orientar os alunos na pesquisa e na busca por informações confiáveis.
- Estimular a argumentação e reflexão crítica.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
- Fornecer feedback sobre o desempenho dos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o subtópico atribuído.
- Criar o modelo de avaliação por rubrica.
- Apresentar e debater sobre o subtópico.
- Avaliar os colegas no debate.
- Receber feedback do professor sobre o desempenho.