Aula sobre Imigrantes Uma Historia De Lugares E Recomecos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A imigração é um tema muito presente na história do Brasil e pode ser encontrado em vários aspectos do cotidiano dos estudantes, como na culinária, na música, na religião e em muitos outros. Nesta aula, vamos trabalhar com a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos serão responsáveis por criar um mapa conceitual sobre o tema "Imigrantes: uma história de lugares e recomeços". Para isso, vamos apresentar exemplos práticos sobre a imigração no Brasil e mostrar como ela influenciou a formação socioeconômica e territorial do país.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema "Imigrantes: uma história de lugares e recomeços", explique a importância do assunto e como ele influenciou a história do Brasil. Em seguida, apresente exemplos práticos de como a imigração pode ser encontrada no cotidiano dos estudantes, como na comida, na música, na religião, entre outros.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Antes da aula, o professor deve disponibilizar material de apoio para os alunos, como um vídeo ou um texto que apresente informações sobre a imigração no Brasil.Etapa 3 - Divisão da turma em grupos
Os alunos são divididos em grupos de 4 a 6 pessoas.Etapa 4 - Mapa Conceitual
Após o estudo dos materiais disponibilizados e da introdução do professor, cada grupo deve criar um mapa conceitual para o desenvolvimento do tema.Etapa 5 - Apresentação dos Mapas Conceituais
Os grupos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando como chegaram às ideias centrais e sub-ideias.Etapa 6 - Discussão
Após as apresentações, conduza uma discussão sobre o tema, incentivando os alunos a exporem suas opiniões e ideias sobre a imigração no Brasil.Etapa 7 - Conclusão
O professor deve concluir a aula fazendo um resumo do que foi discutido e reforçando a importância do tema para a compreensão da formação socioeconômica e territorial do Brasil.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
- Estimular a participação e a criatividade dos alunos na criação dos mapas conceituais.
- Incentivar a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação e envolvimento dos alunos na discussão em grupo.
- Compreensão dos alunos sobre a influência da imigração na formação socioeconômica e territorial do Brasil.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os exemplos práticos sobre a imigração no Brasil.
- Enviar o material de apoio para a Sala de Aula Invertida.
- Estar disponível para ajudar os alunos durante a criação dos mapas conceituais.
- Conduzir a discussão em grupo sobre o tema.
- Fazer um resumo e concluir a aula.
Ações do aluno
- Assistir ou ler o material de apoio enviado pelo professor.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Participar da discussão em grupo sobre o tema.
- Tirar dúvidas e fazer perguntas durante a aula.