Aula sobre Impactos Das Mudancas Climaticas Nos Oceanos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


As mudanças climáticas têm sido um tema cada vez mais presente em nossa sociedade e seus impactos nos oceanos não podem ser ignorados. O aumento da temperatura da água, a elevação do nível do mar, a acidificação dos oceanos e a intensificação de eventos climáticos extremos têm afetado diretamente a vida marinha e, consequentemente, a vida humana. Nesta aula, os estudantes irão explorar os impactos das mudanças climáticas nos oceanos e como isso pode afetar a biodiversidade e a vida humana.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresentação do tema e discussão em grupo sobre o que os alunos já sabem sobre mudanças climáticas nos oceanos e como isso afeta a vida marinha e humana.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema. Ajude-os a identificar os principais impactos das mudanças climáticas nos oceanos e suas consequências para a biodiversidade e a vida humana.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os alunos irão escolher um dos impactos das mudanças climáticas nos oceanos e criar uma solução criativa e inovadora para enfrentar esse desafio. Eles deverão apresentar suas ideias para a turma e justificar sua escolha.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo de sua solução usando materiais disponíveis como massinha, recorte e colagem, até mesmo LEGO. Eles deverão trabalhar em grupo e dividir as tarefas para construir o protótipo.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e discutir como sua solução pode ser aplicada na vida real.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Reflita com os alunos sobre as limitações e possibilidades de suas soluções e como elas podem ajudar a enfrentar os impactos das mudanças climáticas nos oceanos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula comentando uma parte da fauna se beneficia do aquecimento global e isso aumenta o desequilíbrio nos mares.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar os impactos das mudanças climáticas nos oceanos.
  • Estimular a criatividade e inovação dos alunos na busca por soluções para os desafios ambientais.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual e justificativa da escolha da solução.
  • Criatividade e inovação na criação do protótipo.
  • Clareza e coerência na apresentação da solução.
  • Capacidade de reflexão sobre as limitações e possibilidades da solução criada.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e estimular a reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas nos oceanos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na escolha da solução.
  • Acompanhar e orientar os alunos na criação do protótipo.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Avaliar e fornecer feedback sobre as soluções criadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Escolher e justificar uma solução criativa e inovadora para enfrentar os desafios ambientais.
  • Trabalhar em equipe para criar um protótipo da solução escolhida.
  • Apresentar e discutir o protótipo com a turma.