Aula sobre Impactos Das Mudancas Climaticas Nos Oceanos
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
As mudanças climáticas têm sido um tema cada vez mais presente em nossa sociedade e seus impactos nos oceanos não podem ser ignorados. O aumento da temperatura da água, a elevação do nível do mar, a acidificação dos oceanos e a intensificação de eventos climáticos extremos têm afetado diretamente a vida marinha e, consequentemente, a vida humana. Nesta aula, os estudantes irão explorar os impactos das mudanças climáticas nos oceanos e como isso pode afetar a biodiversidade e a vida humana.
Etapa 1 - Entender
Apresentação do tema e discussão em grupo sobre o que os alunos já sabem sobre mudanças climáticas nos oceanos e como isso afeta a vida marinha e humana.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos irão criar um mapa conceitual sobre o tema. Ajude-os a identificar os principais impactos das mudanças climáticas nos oceanos e suas consequências para a biodiversidade e a vida humana.Etapa 3 - Decidir
Os alunos irão escolher um dos impactos das mudanças climáticas nos oceanos e criar uma solução criativa e inovadora para enfrentar esse desafio. Eles deverão apresentar suas ideias para a turma e justificar sua escolha.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo de sua solução usando materiais disponíveis como massinha, recorte e colagem, até mesmo LEGO. Eles deverão trabalhar em grupo e dividir as tarefas para construir o protótipo.Etapa 5 - Testar
Os alunos irão apresentar seus protótipos para a turma e discutir como sua solução pode ser aplicada na vida real.Etapa 6 - Reflexão
Reflita com os alunos sobre as limitações e possibilidades de suas soluções e como elas podem ajudar a enfrentar os impactos das mudanças climáticas nos oceanos.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula comentando uma parte da fauna se beneficia do aquecimento global e isso aumenta o desequilíbrio nos mares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar os impactos das mudanças climáticas nos oceanos.
- Estimular a criatividade e inovação dos alunos na busca por soluções para os desafios ambientais.
- Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do mapa conceitual e justificativa da escolha da solução.
- Criatividade e inovação na criação do protótipo.
- Clareza e coerência na apresentação da solução.
- Capacidade de reflexão sobre as limitações e possibilidades da solução criada.
Ações do professor
- Apresentar o tema e estimular a reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas nos oceanos.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na escolha da solução.
- Acompanhar e orientar os alunos na criação do protótipo.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Avaliar e fornecer feedback sobre as soluções criadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Escolher e justificar uma solução criativa e inovadora para enfrentar os desafios ambientais.
- Trabalhar em equipe para criar um protótipo da solução escolhida.
- Apresentar e discutir o protótipo com a turma.