Aula sobre Impactos Das Mudancas Climaticas Nos Oceanos

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Impactos das mudanças climáticas nos oceanos" é de extrema importância para a compreensão dos estudantes sobre as consequências das ações humanas na natureza. A aula terá como objetivo principal mostrar como as mudanças climáticas estão afetando os oceanos e como essas mudanças podem afetar a vida na Terra. Os alunos serão convidados a criar um mapa de empatia para entender melhor como os impactos das mudanças climáticas afetam a vida marinha e a dos seres humanos que dependem dos oceanos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para que os alunos possam compreender melhor a importância de cuidar do meio ambiente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique os objetivos da aula. Os alunos serão convidados a refletir sobre a importância dos oceanos para a vida na Terra.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá criar um mapa de empatia para entender melhor como os impactos das mudanças climáticas afetam a vida marinha e a dos seres humanos, como, por exemplo, uma comunidade de pescadores, que dependem dos oceanos.

    Sugestão de texto interessante para você ler e, se achar pertinente, compartilhar com os alunos [Como o aquecimento global está afetando a pesca? - Oceana Brasil](https://www.google.com/url?q=https://brasil.oceana.org/comunicados/como-o-aquecimento-global-esta-afetando-a-pesca/&sa=D&source=editors&ust=1688495508167503&usg=AOvVaw3705xMvloav45vy3qyzNBt).


  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo irá pesquisar sobre um subtema relacionado ao impacto das mudanças climáticas nos oceanos, como aumento do nível do mar, acidificação dos oceanos, poluição marinha, entre outros.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar os resultados da pesquisa na forma do mapa de empatia para a turma, mostrando os impactos das mudanças climáticas nos oceanos e as consequências para a vida marinha e para os seres humanos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as soluções possíveis para minimizar os impactos das mudanças climáticas nos oceanos.

  6. Etapa 6 - Plano de ação

    Cada grupo irá criar um plano de ação para ajudar a minimizar os impactos das mudanças climáticas nos oceanos. Os planos serão apresentados para a turma.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá encerrar a aula reforçando a importância de cuidar do meio ambiente e da vida marinha.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em compreender os impactos das mudanças climáticas nos oceanos;
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de propor soluções para minimizar os impactos das mudanças climáticas nos oceanos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula;
  • Qualidade da pesquisa e das apresentações dos grupos;
  • Qualidade dos planos de ação apresentados pelos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula;
  • Orientar os alunos durante a pesquisa e a criação do mapa de empatia;
  • Estimular a discussão em grupo e a criação dos planos de ação.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das discussões em grupo;
  • Realizar a pesquisa sobre os subtemas relacionados ao impacto das mudanças climáticas nos oceanos;
  • Criar o mapa de empatia e o plano de ação em grupo.