Aula sobre Impactos Das Mudancas Climaticas Nos Oceanos
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O aquecimento global é um assunto que tem sido amplamente discutido em todo o mundo, e um dos seus principais impactos é nas mudanças climáticas. O tema desta aula é "Impactos das mudanças climáticas nos oceanos", que é uma consequência direta do aquecimento global. O objetivo desta aula é que os alunos aprendam sobre como as mudanças climáticas estão afetando os oceanos e como isso pode afetar a vida marinha e a nossa própria vida. Um exemplo prático que pode ser apresentado aos alunos é a elevação do nível do mar, que pode inundar regiões costeiras e afetar a vida das pessoas que vivem nessas áreas.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando sobre a importância dos oceanos para o equilíbrio dos seres vivos e para a vida humana.Etapa 2 - Debate Crítico
Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um subtema relacionado ao tema principal, como acidificação dos oceanos, aumento da temperatura da água, derretimento das geleiras, entre outros. Dois grupos específicos serão a banca julgadora e o grupo observador.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre o subtema escolhido e preparar argumentos para o debate crítico.Etapa 4 - Apresentação dos argumentos
Cada grupo deve apresentar seus argumentos e evidências para os demais grupos, com o intuito de angariar verbas para sua causa, que ao final serão cedidas pela banca julgadora ao grupo que melhor argumentou. Medie o debate e incentivar a participação de todos.Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rúbrica
A banca observadora, enquanto os demais grupos pesquisam, deverá criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos.Esse veredito deverá ser preenchido ao longo do debate e entregue junto às anotações feitas pela própria observação à banca julgadora.
Etapa 6 - Avaliação dos argumentos
O grupo observador deve avaliar os argumentos dos demais grupos, utilizando o template criado na etapa anterior e então se reunir com a banca julgadora para discutirem e anunciarem o resultado.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese do debate e das avaliações realizadas pelos grupos, reforçando a importância do tema e da conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas nos oceanos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de avaliar os impactos das mudanças climáticas nos oceanos;
- Incentivar a pesquisa e o debate crítico entre os alunos;
- Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade dos argumentos apresentados;
- Utilização de evidências e dados concretos para embasar os argumentos;
- Capacidade de avaliar de forma crítica os argumentos dos demais grupos.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e incentivar a participação dos alunos;
- Mediar o debate e incentivar a participação de todos;
- Fazer uma síntese dos argumentos apresentados e das avaliações realizadas pelos grupos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre o subtema escolhido e preparar argumentos para o debate crítico;
- Apresentar os argumentos e avaliar os argumentos dos demais grupos;
- Criar o template de avaliação por rúbrica e utilizar os critérios para avaliar os argumentos dos demais grupos.