Aula sobre Impactos Das Mudancas Climaticas Nos Oceanos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O aquecimento global é um assunto que tem sido amplamente discutido em todo o mundo, e um dos seus principais impactos é nas mudanças climáticas. O tema desta aula é "Impactos das mudanças climáticas nos oceanos", que é uma consequência direta do aquecimento global. O objetivo desta aula é que os alunos aprendam sobre como as mudanças climáticas estão afetando os oceanos e como isso pode afetar a vida marinha e a nossa própria vida. Um exemplo prático que pode ser apresentado aos alunos é a elevação do nível do mar, que pode inundar regiões costeiras e afetar a vida das pessoas que vivem nessas áreas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando sobre a importância dos oceanos para o equilíbrio dos seres vivos e para a vida humana.

  2. Etapa 2 - Debate Crítico

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um subtema relacionado ao tema principal, como acidificação dos oceanos, aumento da temperatura da água, derretimento das geleiras, entre outros. Dois grupos específicos serão a banca julgadora e o grupo observador.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo deve pesquisar sobre o subtema escolhido e preparar argumentos para o debate crítico.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos argumentos

    Cada grupo deve apresentar seus argumentos e evidências para os demais grupos, com o intuito de angariar verbas para sua causa, que ao final serão cedidas pela banca julgadora ao grupo que melhor argumentou. Medie o debate e incentivar a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Criação do template de avaliação por rúbrica

    A banca observadora, enquanto os demais grupos pesquisam, deverá criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar os argumentos apresentados pelos grupos.

    Esse veredito deverá ser preenchido ao longo do debate e entregue junto às anotações feitas pela própria observação à banca julgadora.


  6. Etapa 6 - Avaliação dos argumentos

    O grupo observador deve avaliar os argumentos dos demais grupos, utilizando o template criado na etapa anterior e então se reunir com a banca julgadora para discutirem e anunciarem o resultado.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese do debate e das avaliações realizadas pelos grupos, reforçando a importância do tema e da conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas nos oceanos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar os impactos das mudanças climáticas nos oceanos;
  • Incentivar a pesquisa e o debate crítico entre os alunos;
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade dos argumentos apresentados;
  • Utilização de evidências e dados concretos para embasar os argumentos;
  • Capacidade de avaliar de forma crítica os argumentos dos demais grupos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e incentivar a participação dos alunos;
  • Mediar o debate e incentivar a participação de todos;
  • Fazer uma síntese dos argumentos apresentados e das avaliações realizadas pelos grupos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o subtema escolhido e preparar argumentos para o debate crítico;
  • Apresentar os argumentos e avaliar os argumentos dos demais grupos;
  • Criar o template de avaliação por rúbrica e utilizar os critérios para avaliar os argumentos dos demais grupos.