Aula sobre Impactos Das Mudancas Climaticas Nos Oceanos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O aquecimento global é um problema que afeta todo o planeta, e os oceanos são uma das áreas mais impactadas por ele. As mudanças climáticas estão causando aquecimento dos oceanos, aumento do nível do mar, acidificação e perda de biodiversidade. É importante que os estudantes compreendam como as mudanças climáticas afetam os oceanos, e como isso pode ameaçar a vida marinha e as comunidades humanas que dependem dos oceanos. Nesta aula, os estudantes irão aprender sobre os impactos das mudanças climáticas nos oceanos, utilizando a metodologia ativa de Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explicar a metodologia de Rotação por estações. Os estudantes serão divididos em 3 ou 4 grupos, que irão se deslocar pelas estações durante a aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Efeito Estufa

    Na estação 1, os estudantes irão aprender sobre o efeito estufa e como ele contribui para as mudanças climáticas. Eles irão assistir a um vídeo sobre o assunto e discutir em grupo sobre como o efeito estufa afeta os oceanos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Acidificação dos Oceanos

    Na estação 2, os estudantes irão aprender sobre a acidificação dos oceanos e como ela afeta a vida marinha. Eles irão realizar uma atividade prática, utilizando um pHmetro para medir a acidez de diferentes soluções de água do mar.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Aquecimento Global e derretimento das geleiras

    Na estação 3, os estudantes irão aprender sobre o aquecimento global, suas causas naturais e antrópicas.

    Aqui a dica é apresentar um vídeo mostrando os ciclos naturais de aquecimento e outro com os resultados das ações humanas.


  5. Etapa 5 - Estação 4 - Jogo aquecimento global e aumento do nível do mar

    O aquecimento global está causando o derretimento das geleiras e aumento do nível do mar, para desenvolver consciência, alunos lerão essa matéria e então jogar o jogo.

    [The Ocean Game: O nível do mar está subindo. Você conseguirá salvar sua cidade? • InovaSocial](https://www.google.com/url?q=https://inovasocial.com.br/inovasocial-indica/the-ocean-game/&sa=D&source=editors&ust=1688495508224416&usg=AOvVaw08oVHkk47qr5r1hpf29Bq7).


  6. Etapa 6 - Dinâmica 3Qs: Que bom, que pena e que tal?

    Os alunos avaliarão a dinâmica, sugerirão mudanças e novas estações norteados por essas três perguntas em uma folha de papel.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Na conclusão, os estudantes irão se reunir em grupo para discutir sobre os impactos das mudanças climáticas nos oceanos. Oriente uma discussão geral, reforçando os principais pontos abordados em cada estação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
  • Estimular a cooperação e colaboração entre os estudantes, através da metodologia de Rotação por estações.
  • Promover a conscientização sobre a importância dos oceanos para o equilíbrio do planeta.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos estudantes em todas as estações.
  • Compreensão dos principais conceitos relacionados ao tema.
  • Habilidade em aplicar o conhecimento adquirido para avaliar os impactos das mudanças climáticas nos oceanos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e a metodologia de Rotação por estações.
  • Orientar as atividades em cada estação.
  • Estimular a participação e cooperação entre os estudantes.
  • Conduzir a discussão geral na conclusão da aula.
  • Avaliar o desempenho dos estudantes.

Ações do aluno

  • Participar ativamente em todas as estações.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Realizar as atividades propostas em cada estação.
  • Participar da discussão geral na conclusão da aula.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos abordados.