Aula sobre Impactos Das Mudancas Climaticas Nos Oceanos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Para contextualizar o assunto, podemos citar exemplos práticos, como o aumento do nível do mar, a acidificação dos oceanos e o impacto desses eventos nos recifes de coral e nas espécies marinhas. Também podemos falar sobre a importância dos oceanos para o equilíbrio do clima global e como as mudanças climáticas podem afetar a pesca e a economia de regiões costeiras.
Etapa 1 - Preparação
Selecione materiais sobre o tema e disponibilizá-los para os alunos, como artigos de jornais, vídeos e infográficos. Os alunos devem estudar esses materiais antes da aula.Exemplos: [Como o aquecimento global está afetando a pesca? - Oceana Brasil](https://www.google.com/url?q=https://brasil.oceana.org/comunicados/como-o-aquecimento-global-esta-afetando-a-pesca/&sa=D&source=editors&ust=1688495508272392&usg=AOvVaw3aZ4Nqm8E29M9zEMRZpMNW)
[Impacto das mudanças climáticas na pesca, mestranda USP](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3DLHrpDhF05WY%26ab_channel%3DJuliaPetroskiOlher&sa=D&source=editors&ust=1688495508272871&usg=AOvVaw380VYoyjzOmO3ZHzE54cIO)
Etapa 2 - Apresentação do tema
Apresente o tema e contextualizá-lo para os alunos. É importante que os alunos entendam a importância dos oceanos e como as mudanças climáticas afetam esse ecossistema.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema. O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O professor deve orientar os alunos na criação do mapa e esclarecer dúvidas.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo sobre o mapa conceitual criado e apresentar suas ideias. O professor deve guiar a discussão e fazer perguntas para estimular a reflexão.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma e o professor deve fazer uma síntese das principais ideias apresentadas.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos devem fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam durante a aula e como podem aplicar esse conhecimento na vida cotidiana.Etapa 7 - Encerramento
O professor deve encerrar a aula fazendo uma síntese do que foi aprendido e reforçando a importância de cuidarmos dos oceanos e do meio ambiente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de avaliar os impactos das mudanças climáticas nos oceanos.
- Estimular a reflexão crítica sobre a importância dos oceanos e do meio ambiente.
- Desenvolver a habilidade de criar mapas conceituais.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Coerência e clareza das ideias apresentadas no mapa.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Reflexão individual sobre o tema.
- Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.
Ações do professor
- Selecionar materiais sobre o tema.
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Guia a discussão em grupo.
- Fazer uma síntese das principais ideias apresentadas.
- Reforçar a importância de cuidarmos dos oceanos e do meio ambiente.
Ações do aluno
- Estudar os materiais sobre o tema antes da aula.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Fazer uma reflexão individual sobre o tema.
- Apresentar claramente o mapa conceitual criado.