Impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos

Nesta aula de Ciências vamos refletir sobre os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos, em especial o ambiente marinho. Acompanhe o vídeo para aprender mais!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Quais palavras completam corretamente os espaços da frase abaixo?

    “O uso indiscriminado de _____ em embalagens é o maior risco pra vida nos oceanos. Além de se tornar tóxico e poluir as águas, este material acaba sendo ingerido por animais marinhos, causando a _____ de muitos deles”.

    A) plástico; morte.

    B) papel; migração.

    C) papel; morte.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Estudo de Caso:

    O plástico é um dos materiais mais utilizados na atualidade, presente em diversos objetos do nosso cotidiano. No entanto, seu descarte inadequado pode causar grandes impactos nos ecossistemas aquáticos, como a morte de animais marinhos e a poluição da água. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos e como podemos evitar esses problemas. A metodologia utilizada será o Estudo de Caso, na qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.
    Atividade completa
  4. 4. Design Sprint:

    O plástico é um material presente em nosso dia a dia, desde o uso de sacolas e garrafas até em objetos mais complexos. Porém, muitas vezes, o descarte inadequado do plástico pode gerar impactos negativos nos ecossistemas aquáticos, afetando a fauna e flora marinha. Nesta aula, serão discutidos os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos e como podemos evitar esses danos. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos irão criar um modelo com 5 etapas para desenvolver soluções para o problema.

    Design Sprint

    Atividade completa
  5. 5. Sala de Aula Invertida:

    O plástico é um dos materiais mais utilizados em todo o mundo. Ele é encontrado em produtos que usamos diariamente, como garrafas, sacolas, embalagens de alimentos e muitos outros objetos. No entanto, o plástico é também um dos maiores poluentes dos ecossistemas aquáticos. Quando descartado incorretamente, ele pode acabar nos oceanos e rios, prejudicando a fauna e flora aquáticas. Nesta aula, serão discutidos os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos e como podemos agir para minimizar esses impactos. Será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

    Sala de Aula Invertida

    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    O plástico é um material muito utilizado em nossa sociedade atualmente, mas seu descarte inadequado pode causar graves impactos no meio ambiente, principalmente em ecossistemas aquáticos. Nesta aula, serão abordados os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos, como a poluição e a contaminação, e como isso afeta a vida dos seres vivos que habitam esses ambientes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de rotação por estações, onde os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema e desenvolver habilidades de avaliação e análise.

    Rotação por estações

    Atividade completa
  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    O plástico é um material presente em nosso cotidiano que tem trazido diversos impactos negativos para o meio ambiente, especialmente para os ecossistemas aquáticos. Esses impactos podem ser vistos em animais marinhos afetados pelo acúmulo de plástico em seus corpos e na morte de animais que ingerem o material. Nesta aula, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), os alunos serão desafiados a avaliar os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos e propor soluções para minimizar esses impactos.

    Modelo de Debate Crítico (MDC)

    Atividade completa
  8. 8. Gamificação:

    Plásticos são materiais amplamente utilizados em todo o mundo, mas infelizmente, uma grande quantidade acaba em nossos oceanos e rios, causando sérios danos aos ecossistemas aquáticos. Nesta aula, vamos explorar os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos e discutir como podemos reduzir esses impactos. Nesta aula será utilizada a metodologia ativa da Gamificação, na qual os alunos criarão um mapa de registro contendo os campo “Nome do Jogo”, “Objetivo do Jogo”, “Desafios do Jogo”, “Níveis”, “Esquema de Recompensas” e “Por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”, para desenvolver o tema e seus subtópicos. Isso ajudará os alunos a aprenderem sobre o tema de forma mais envolvente e participativa.

    Gamificação

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: