Aula sobre Impactos Do Plastico Nos Ecossistemas Aquaticos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O plástico é um dos materiais mais utilizados na atualidade, presente em diversos objetos do nosso cotidiano. No entanto, seu descarte inadequado pode causar grandes impactos nos ecossistemas aquáticos, como a morte de animais marinhos e a poluição da água. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos e como podemos evitar esses problemas. A metodologia utilizada será o Estudo de Caso, na qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos, mostrando exemplos de animais marinhos afetados pela poluição.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Em seguida, explique a proposta da atividade em que os alunos devem procurar sobre um problema relacionado aos impactos do plástico em ecossistemas aquáticos.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deve identificar um problema relacionado aos impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos, como a quantidade de lixo plástico nas praias ou a ingestão de plástico por animais marinhos. Você pode disponibilizar materiais para que eles pesquisem ou sugerir os temas.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar pesquisas sobre o problema identificado, pesquisando em fontes confiáveis na internet e utilizando notícias. Eles devem registrar as informações coletadas.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar as informações coletadas e identificar as causas do problema, como o descarte inadequado de lixo ou a falta de conscientização da população.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deve propor soluções para o problema identificado, como campanhas de conscientização ou ações de limpeza da praia. Para esquematizar sua pesquisa, peça que criem um infográfico que apresente o problema e suas soluções para a turma.

  7. Etapa 7 - Socialização

    Cada grupo deve apresentar a pesquisa realizada e o infográfico produzido. Estimule a discussão entre os alunos e compare as soluções apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Promover a conscientização dos alunos sobre o impacto do plástico nos ecossistemas aquáticos.
  • Desenvolver a habilidade de propor soluções para problemas ambientais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das informações coletadas pelos grupos.
  • Coerência das soluções propostas pelos grupos.
  • Criatividade e qualidade do infográfico criado pelos grupos.
  • Trabalho em equipe.

Ações do professor

  • Explicar claramente as etapas do Estudo de Caso.
  • Orientar os grupos durante a realização das pesquisas.
  • Estimular a participação de todos os alunos durante a aula.
  • Avaliar o desempenho dos grupos e fornecer feedbacks construtivos.
  • Incentivar a conscientização ambiental dos alunos.

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas sobre o problema identificado.
  • Analisar as informações coletadas e compará-las com dados oficiais.
  • Propor soluções criativas e viáveis para o problema.
  • Criar um infográfico que contenha as 8 lacunas e apresentá-lo para a turma.
  • Trabalhar em equipe e participar ativamente das discussões durante a aula.