Aula sobre Impactos Do Plastico Nos Ecossistemas Aquaticos

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O plástico é um material presente em nosso cotidiano que tem trazido diversos impactos negativos para o meio ambiente, especialmente para os ecossistemas aquáticos. Esses impactos podem ser vistos em animais marinhos afetados pelo acúmulo de plástico em seus corpos e na morte de animais que ingerem o material. Nesta aula, utilizando a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), os alunos serão desafiados a avaliar os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos e propor soluções para minimizar esses impactos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o para os alunos. Em seguida, deve ser formado o modelo de júri, com quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo mediador.

  2. Etapa 2 - Pesquisa e preparação

    Cada grupo deve pesquisar sobre o tema e preparar argumentos para apresentar no debate. Disponibilize materiais de pesquisa, como artigos, vídeos e imagens, para auxiliar na preparação.

  3. Etapa 3 - Debate

    O debate deve ser mediado pelo grupo mediador e terá duração de 60 minutos, divididos em duas partes: apresentação dos argumentos do grupo defensor, seguida dos argumentos do grupo opositor. A banca julgadora deve avaliar os argumentos apresentados e escolher o grupo vencedor.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após o debate, os alunos devem se reunir em grupos para discutir possíveis soluções para minimizar os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo deve apresentar as soluções discutidas na etapa anterior para toda a turma. Utilize recursos audiovisuais para auxiliar na apresentação.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforçar a importância de atitudes sustentáveis para minimizar os impactos do plástico no meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de avaliar impactos provocados por mudanças nos ecossistemas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate e na discussão em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados no debate.
  • Coerência e efetividade das soluções propostas pelos grupos.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Auxiliar na formação dos grupos e na definição dos papéis de cada um.
  • Mediar o debate e garantir a participação de todos os grupos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate e da discussão em grupo.
  • Pesquisar e preparar argumentos para apresentar no debate.
  • Propor soluções para minimizar os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos.