Aula sobre Impactos Do Plastico Nos Ecossistemas Aquaticos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O plástico é um material muito utilizado em nossa sociedade atualmente, mas seu descarte inadequado pode causar graves impactos no meio ambiente, principalmente em ecossistemas aquáticos. Nesta aula, serão abordados os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos, como a poluição e a contaminação, e como isso afeta a vida dos seres vivos que habitam esses ambientes. Para isso, será utilizada a metodologia ativa de rotação por estações, onde os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema e desenvolver habilidades de avaliação e análise.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do assunto para os alunos. Em seguida, divida a turma em 3 grupos, que serão alocados nas estações de atividades.

  2. Etapa 2 - Estação 1: Poluição dos oceanos

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a poluição dos oceanos causada pelo plástico e, em seguida, discutir em grupo sobre os impactos que essa poluição pode causar na fauna e flora marinha. Para finalizar, os alunos deverão criar cartazes informativos sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Estação 2: Criação de um jogo

    Na segunda estação, os alunos serão desafiados a criar um jogo de tabuleiro sobre os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos. Para isso, eles deverão pesquisar informações sobre o tema e utilizar a criatividade para desenvolver as regras e o design do jogo. É importante levar aos alunos exemplos de jogos desenvolvidos em outras turmas para exemplificar a atividade.

  4. Etapa 4 - Estação 3: Maquetes

    Na terceira estação, os alunos irão criar uma maquete de um ecossistema aquático, utilizando materiais recicláveis e representando a poluição causada pelo plástico. Eles deverão apresentar suas maquetes para a turma e explicar como a poluição afeta a vida dos seres vivos que habitam esse ambiente.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma para uma discussão final sobre o tema, destacando as principais conclusões e aprendizados obtidos pelos alunos durante as atividades.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Encerre a aula fazendo uma síntese de todos os tópicos estudados nas três estações e faça os alunos refletirem sobre o impacto causado pelo plástico no meio ambiente. Você pode sugerir aos alunos vídeos em plataformas digitais para assistirem em casa e fiquem mais inteirados e interessados sobre a temática.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de avaliação e análise do impacto do plástico nos ecossistemas aquáticos.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de atividades relacionadas ao tema.
  • Promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do plástico.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento nas atividades propostas.
  • Qualidade e criatividade das atividades desenvolvidas pelos alunos.
  • Compreensão dos impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos e sua importância para a preservação do meio ambiente.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do assunto para os alunos.
  • Orientar e auxiliar os alunos na criação das atividades propostas.
  • Estimular a participação e o engajamento dos alunos nas atividades.

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar informações sobre o tema.
  • Utilizar a criatividade na criação das atividades propostas.
  • Participar ativamente das atividades propostas e colaborar com o grupo.