Aula sobre Impactos Do Plastico Nos Ecossistemas Aquaticos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O plástico é um dos materiais mais utilizados em todo o mundo. Ele é encontrado em produtos que usamos diariamente, como garrafas, sacolas, embalagens de alimentos e muitos outros objetos. No entanto, o plástico é também um dos maiores poluentes dos ecossistemas aquáticos. Quando descartado incorretamente, ele pode acabar nos oceanos e rios, prejudicando a fauna e flora aquáticas. Nesta aula, serão discutidos os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos e como podemos agir para minimizar esses impactos. Será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
inicie a aula fazendo uma breve explanação sobre o tema e contextualizando-o para os alunos. Em seguida, apresente exemplos práticos de como o plástico é encontrado no cotidiano dos estudantes, em embalagens, utensílios domésticos, roupas, carros, etc.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos, em grupos, deverão pesquisar sobre os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos e coletar informações sobre o tema. Disponibilize materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos, para auxiliar na pesquisa.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo deverá criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos durante a criação do mapa, auxiliando-os na organização das informações.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam. Avalie as apresentações, fazendo perguntas para os alunos e estimulando o debate.Etapa 5 - Discussão e reflexão
Após as apresentações, promova uma discussão sobre o tema, incentivando os alunos a refletirem sobre como podem agir para minimizar os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos. Apresente ao final exemplos práticos de ações que podem ser tomadas, como a reciclagem do plástico e a redução do consumo de produtos descartáveis.Etapa 6 - Conclusão
O professor deve fazer uma breve conclusão sobre a aula, reiterando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a colocarem em prática as ações discutidas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver o pensamento crítico dos alunos sobre o impacto do plástico nos ecossistemas aquáticos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Promover a reflexão sobre ações individuais e coletivas que podem minimizar os impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e criação do mapa conceitual.
- Qualidade e clareza da apresentação do mapa conceitual.
- Participação ativa dos alunos na discussão e reflexão sobre o tema.
- Demonstração de entendimento dos impactos do plástico nos ecossistemas aquáticos e das ações que podem ser tomadas para minimizá-los.
Ações do professor
- Orientar os alunos na pesquisa e criação do mapa conceitual.
- Mediar a discussão e reflexão sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre o tema.
- Criar o mapa conceitual com qualidade e clareza.
- Participar ativamente da discussão e reflexão sobre o tema.