Aula sobre Impactos Do Plastico

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O plástico é um material presente em nosso cotidiano de diversas formas, desde embalagens de alimentos até peças de carros. No entanto, seu uso excessivo e descarte inadequado têm gerado impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os impactos do plástico e como podemos reduzir seu uso e descarte inadequado. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos irão criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que eles sabem sobre o plástico e como ele é utilizado no cotidiano. Em seguida, apresente alguns exemplos de produtos de plástico presentes em sala de aula e pergunte aos alunos se eles sabem como esses produtos são produzidos e descartados.

  2. Etapa 2 - Entender

    Divida os alunos em grupos e peça para pesquisarem sobre os impactos do plástico no meio ambiente e na saúde humana. Cada grupo deve encontrar pelo menos 3 exemplos de impactos negativos causados pelo plástico.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Com base nas informações coletadas no passo anterior, os alunos devem esboçar possíveis soluções para reduzir o uso e descarte inadequado do plástico. Cada grupo deve produzir pelo menos 3 ideias.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Auxilie os grupos na escolha de somente uma das ideias geradas, considerando a mais viável e eficiente.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Com a ideia escolhida, os grupos devem criar um protótipo da solução proposta. O protótipo pode ser uma maquete, um desenho ou um modelo em papel.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo deve apresentar seu protótipo para a turma e explicar como ele pode ajudar a reduzir o uso e descarte inadequado do plástico. Em seguida, a turma deve avaliar os protótipos e dar sugestões para melhorá-los.

Intencionalidades pedagógicas

  • Reconhecer impactos socioambientais causados pelo uso do plástico.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração nos grupos.
  • Qualidade das ideias geradas.
  • Qualidade do protótipo criado.
  • Apresentação clara e objetiva do protótipo.
  • Capacidade de avaliar as soluções propostas pelos colegas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos no desenvolvimento das atividades.
  • Estimular a participação e colaboração dos alunos.
  • Fornecer materiais e recursos necessários para a realização das atividades.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Dar feedbacks construtivos aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas durante o trabalho em grupo.
  • Pesquisar e coletar informações relevantes sobre o tema.
  • Criar soluções criativas e eficientes para reduzir o uso e descarte inadequado do plástico.
  • Avaliar as soluções propostas pelos colegas e dar sugestões para melhorá-las.