Aula sobre Impactos Do Plastico
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O plástico é um material presente em nosso cotidiano de diversas formas, desde embalagens de alimentos até peças de carros. No entanto, seu uso excessivo e descarte inadequado têm gerado impactos negativos no meio ambiente e na saúde humana. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre os impactos do plástico e como podemos reduzir seu uso e descarte inadequado. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos irão criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar, para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Aquecimento
Inicie a aula perguntando aos alunos sobre o que eles sabem sobre o plástico e como ele é utilizado no cotidiano. Em seguida, apresente alguns exemplos de produtos de plástico presentes em sala de aula e pergunte aos alunos se eles sabem como esses produtos são produzidos e descartados.Etapa 2 - Entender
Divida os alunos em grupos e peça para pesquisarem sobre os impactos do plástico no meio ambiente e na saúde humana. Cada grupo deve encontrar pelo menos 3 exemplos de impactos negativos causados pelo plástico.Etapa 3 - Esboçar
Com base nas informações coletadas no passo anterior, os alunos devem esboçar possíveis soluções para reduzir o uso e descarte inadequado do plástico. Cada grupo deve produzir pelo menos 3 ideias.Etapa 4 - Decidir
Auxilie os grupos na escolha de somente uma das ideias geradas, considerando a mais viável e eficiente.Etapa 5 - Prototipar
Com a ideia escolhida, os grupos devem criar um protótipo da solução proposta. O protótipo pode ser uma maquete, um desenho ou um modelo em papel.Etapa 6 - Testar
Cada grupo deve apresentar seu protótipo para a turma e explicar como ele pode ajudar a reduzir o uso e descarte inadequado do plástico. Em seguida, a turma deve avaliar os protótipos e dar sugestões para melhorá-los.
Intencionalidades pedagógicas
- Reconhecer impactos socioambientais causados pelo uso do plástico.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração nos grupos.
- Qualidade das ideias geradas.
- Qualidade do protótipo criado.
- Apresentação clara e objetiva do protótipo.
- Capacidade de avaliar as soluções propostas pelos colegas.
Ações do professor
- Orientar os alunos no desenvolvimento das atividades.
- Estimular a participação e colaboração dos alunos.
- Fornecer materiais e recursos necessários para a realização das atividades.
- Avaliar o desempenho dos alunos.
- Dar feedbacks construtivos aos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Colaborar com os colegas durante o trabalho em grupo.
- Pesquisar e coletar informações relevantes sobre o tema.
- Criar soluções criativas e eficientes para reduzir o uso e descarte inadequado do plástico.
- Avaliar as soluções propostas pelos colegas e dar sugestões para melhorá-las.