Aula sobre Impactos Do Plastico

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O plástico é um material que faz parte do nosso dia a dia, desde a embalagem dos alimentos até a fabricação de brinquedos e eletrônicos. Mas você já parou para pensar nos impactos que o uso excessivo de plástico pode causar no meio ambiente? Nessa aula, vamos discutir sobre os impactos do plástico e como podemos reduzir o seu uso.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema da aula e solicite que os alunos registrem em seu template de registro de aprendizagem o que eles já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Apresentação do tema

    Apresente exemplos práticos de como o plástico é utilizado na sociedade e os impactos que isso pode causar no meio ambiente. Os alunos registram no template de registro de aprendizagem os principais pontos apresentados.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos são divididos em grupos para discutir sobre os impactos do plástico e como podemos reduzir o seu uso. Cada grupo deve registrar as suas conclusões no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Apresentação em grupo

    Cada grupo apresenta suas conclusões para a turma e você faz uma síntese das ideias principais. Os alunos registram no template de registro de aprendizagem as conclusões apresentadas.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos registram no template de registro de aprendizagem o que aprenderam sobre o tema na aula.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Solicite que os alunos pesquisem sobre empresas que estão buscando alternativas ao plástico e como isso pode contribuir para a redução do impacto ambiental.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer os benefícios e avaliar os impactos socioambientais do uso do plástico.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em grupo e colaboração.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Capacidade de relacionar o tema com situações do cotidiano.
  • Registro correto das informações no template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Registrar as informações no template de registro de aprendizagem.
  • Pesquisar sobre empresas que estão buscando alternativas ao plástico (tarefa opcional).