Aula sobre Impactos Do Plastico
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
O plástico é um material muito utilizado no nosso cotidiano, presente em diversos objetos como embalagens, utensílios domésticos e até mesmo em peças de carros e aviões. No entanto, o uso excessivo desse material tem gerado graves impactos ambientais, como a poluição de rios e mares, a morte de animais marinhos e a contaminação do solo. Nesta aula, vamos abordar os impactos do plástico e como podemos agir para minimizá-los.
Etapa 1 - Divisão em grupos
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explicar a metodologia Estudo de Caso.Etapa 2 - O problema
Cada grupo deverá responder a um problema relacionado aos impactos do plástico, como: Em quais lugares inadequados da comunidade você já encontrou plástico e por quê acha que esse resíduo foi parar lá ao invés de seu local de descarte correto?Etapa 3 - Levantamento de dados
Os alunos deverão realizar pesquisas em fontes confiáveis e entrevistar pessoas da comunidade para coletar informações sobre o problema do descarte incorreto do plástico em seu contexto.Etapa 4 - Análise do contexto
Os alunos deverão analisar as informações coletadas e discutir as causas do problema, bem como possíveis soluções.Etapa 5 - Comparação
Os grupos deverão comparar os dados obtidos em suas pesquisas com dados oficiais e apresentar as conclusões.Etapa 6 - Soluções
Cada grupo deverá propor soluções para o problema escolhido e apresentá-las.Etapa 7 - Apresentação
Os grupos deverão apresentar seus infográficos para a turma e discutir as soluções propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de informações.
- Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos na busca por soluções para problemas ambientais.
- Promover a conscientização dos alunos sobre os impactos do plástico no meio ambiente.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na pesquisa e análise de informações.
- Qualidade e clareza das informações apresentadas nos infográficos.
- Criatividade e efetividade das soluções propostas pelos grupos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha dos problemas relacionados aos impactos do plástico.
- Auxiliar os alunos na pesquisa e análise de informações.
- Estimular a criatividade dos alunos na busca por soluções para os problemas escolhidos.
Ações do aluno
- Realizar pesquisas em fontes confiáveis e entrevistar pessoas da comunidade.
- Analisar as informações coletadas e discutir as causas do problema escolhido, bem como possíveis soluções.
- Propor soluções criativas e efetivas para minimizar os impactos do plástico no meio ambiente.