Aula sobre Impactos Do Plastico

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O plástico é um material presente em diversas áreas da nossa vida, desde a embalagem de alimentos até a fabricação de peças de carros. No entanto, o excesso de plástico no meio ambiente tem gerado impactos negativos, como a poluição dos oceanos e a morte de animais marinhos. Nesta aula, vamos trabalhar sobre os impactos do plástico e como a produção desse material pode afetar o meio ambiente e a saúde humana.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre o tema, explicando o que é o plástico e qual a sua importância no cotidiano das pessoas. Em seguida, apresenta alguns exemplos de produtos que contêm plástico.

  2. Etapa 2 - Debate em grupo

    Os alunos são divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e recebem um texto sobre os impactos do plástico no meio ambiente e na saúde humana. Eles devem discutir e identificar os principais pontos do texto, ressaltando os aspectos positivos e negativos do uso do plástico.

  3. Etapa 3 - Elaboração do template de avaliação

    Ajude o grupo de observação a desenvolver o template de avaliação.

    Os critérios podem ser: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5 para desenvolver o tema e seus subtópicos.


  4. Etapa 4 - Elaboração de argumentos

    Concomitantemente à etapa anterior, alunos serão divididos em dois outros grupos, um a favor e outro contra a produção de plástico.

    Um quarto grupo, chamado banca julgadora, estudará ambos as perspectivas.


  5. Etapa 5 - Debate crítico

    Cada grupo deve apresentar argumentos e contra-argumentos, utilizando os critérios definidos para serem avaliados pela banca julgadora e grupo de observação.

  6. Etapa 6 - Deliberação

    Os grupos responsáveis pelo julgamento dão seu veredito em relação ao debate.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando os principais pontos discutidos e a importância de se repensar o uso do plástico no dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer os benefícios e avaliar os impactos socioambientais da produção de plástico.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em argumentar e contra-argumentar, utilizando critérios de avaliação definidos.

Critérios de avaliação

  • Identificação dos principais pontos do texto sobre os impactos do plástico no meio ambiente e na saúde humana.
  • Criação de um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a produção de plástico e seus impactos.
  • Apresentação de argumentos e contra-argumentos, utilizando os critérios definidos no template de avaliação.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na elaboração dos critérios para o template de avaliação.
  • Estimular a discussão e o debate entre os grupos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema, destacando os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Discutir e identificar os principais pontos do texto sobre os impactos do plástico no meio ambiente e na saúde humana.
  • Criar um template de avaliação por rúbrica, contendo os critérios Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar a produção de plástico e seus impactos.
  • Apresentar argumentos e contra-argumentos, utilizando os critérios definidos no template de avaliação.