Aula sobre Impactos Do Plastico

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O plástico é um material muito presente em nosso cotidiano, sendo utilizado em diversos produtos, como embalagens, brinquedos, utensílios domésticos, entre outros. No entanto, esse material tem um impacto significativo no meio ambiente, já que sua produção e descarte podem gerar problemas ambientais, como poluição de rios e oceanos e a morte de animais marinhos.

  1. Etapa 1 - Vídeo-aula

    Disponibilize uma vídeo-aula aos alunos sobre o tema, que poderá ser acessada em casa. O vídeo deve apresentar informações sobre a produção e descarte do plástico, seus impactos ambientais e alternativas para reduzir o seu uso. Sugira que os alunos façam anotações durante a exibição do vídeo.

    Exemplo: [O que é PLÁSTICO? Como são feitos os PLÁSTICOS? A história e evolução dos plásticos](https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3DvguzCu2n6h4%26ab_channel%3DEngenhariaDetalhada&sa=D&source=editors&ust=1688495488347476&usg=AOvVaw0dsKD2SjYPPUEz3s9h4bmC)


  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre o tema, perguntando aos alunos quais são os produtos que eles conhecem que são feitos de plástico, e quais os impactos ambientais que o uso excessivo deste material pode gerar.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Na sala de aula, os alunos devem criar um mapa conceitual sobre os impactos do plástico, utilizando uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Divida a turma em grupos e disponibilizar materiais como cartolinas, canetas coloridas e post-its para a criação do mapa conceitual.

    Exemplos: Impactos do plástico nas plantas, animais, oceanos, alimentos, alternativas ao plástico, etc.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as relações entre as ideias apresentadas e os impactos ambientais do plástico.Estimule a participação dos alunos, fazendo perguntas e provocando reflexões sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Debate

    Promova um debate em sala de aula, abordando questões como a responsabilidade do consumidor na redução do uso do plástico, as alternativas sustentáveis para o uso deste material e a importância da ciência e tecnologia na busca por soluções para os problemas ambientais.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula fazendo uma síntese dos principais pontos discutidos e reforce a importância da conscientização sobre os impactos do plástico no meio ambiente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecer os benefícios do plástico e avaliar seus impactos socioambientais.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos na criação do mapa conceitual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na roda de conversa e no debate.
  • Qualidade do mapa conceitual produzido.
  • Capacidade de associar a produção de medicamentos e outros materiais sintéticos ao desenvolvimento científico e tecnológico.
  • Reconhecimento dos benefícios e avaliação dos impactos socioambientais do plástico.
  • Criatividade e trabalho em grupo na criação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Disponibilizar recursos digitais para os alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na roda de conversa e no debate.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fazer intervenções pontuais para corrigir possíveis equívocos e estimular a reflexão sobre o tema.
  • Fazer uma síntese dos principais pontos discutidos na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa e do debate.
  • Assistir a vídeo-aula em casa e fazer anotações.
  • Criar o mapa conceitual em grupo.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar do debate em sala de aula.