Aula sobre Imperativo Afirmativo

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O imperativo afirmativo é uma forma verbal utilizada para expressar ordens, pedidos, sugestões e instruções. É bastante comum em diversas situações do cotidiano, como em receitas de culinária, instruções de montagem de objetos e até mesmo em campanhas publicitárias. Nesta atividade, os alunos vão aprender como utilizar corretamente o imperativo afirmativo em frases simples e curtas, explorando exemplos práticos que possam ser aplicados em situações do dia a dia. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para desenvolver a habilidade dos alunos em persuasão textual.

  1. Etapa 1 - Aquecimento

    Apresente aos alunos o conceito de imperativo afirmativo, pedindo para que eles pensem em exemplos de frases que utilizam essa forma verbal em situações cotidianas, como em receitas, placas de trânsito, manuais de instrução, entre outros. Você pode utilizar imagens ou vídeos para ilustrar esses exemplos.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos vão criar um mapa de empatia, que contém os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos entendam as necessidades e interesses do público-alvo de uma campanha publicitária, por exemplo, para poderem desenvolver mensagens persuasivas utilizando o imperativo afirmativo.

  3. Etapa 3 - Brainstorming

    Os alunos fazem uma lista de ideias e sugestões sobre como utilizar o imperativo afirmativo em uma campanha publicitária específica, utilizando como base as informações levantadas no mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Prototipagem

    Os alunos devem escolher uma das ideias propostas no brainstorming e desenvolver um esboço de um anúncio publicitário, utilizando o imperativo afirmativo para persuadir o público-alvo a realizar uma ação específica.

  5. Etapa 5 - Apresentação (tempo livre)

    Cada grupo irá apresentar sua campanha publicitária para a turma, explicando como utilizou o imperativo afirmativo para persuadir o público-alvo. Incentive a discussão sobre as diferentes formas de utilizar a forma verbal em frases persuasivas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar recursos verbais e não verbais para persuasão textual;
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos, incentivando a criação de ideias inovadoras e eficazes;
  • Explorar a metodologia Design Thinking para desenvolvimento do projeto;
  • Praticar o uso do imperativo afirmativo em frases curtas e simples;
  • Promover a comunicação e interação entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada do imperativo afirmativo;
  • Criatividade e originalidade na criação do anúncio publicitário;
  • Coerência e clareza na mensagem persuasiva;
  • Apresentação clara e concisa;
  • Participação ativa e colaborativa em todas as etapas do projeto.

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre o conceito de imperativo afirmativo;
  • Apresentar exemplos práticos e cotidianos;
  • Incentivar a participação ativa e colaborativa dos alunos durante todas as etapas do projeto;
  • Fornecer feedbacks construtivos durante a prototipagem e apresentações;
  • Estimular a reflexão crítica sobre os anúncios publicitários apresentados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas do projeto;
  • Criar um mapa de empatia com informações relevantes sobre o público-alvo;
  • Desenvolver ideias criativas e inovadoras para a campanha publicitária;
  • Realizar a prototipagem do anúncio publicitário, utilizando o imperativo afirmativo de forma adequada;
  • Apresentar a campanha publicitária de forma clara e concisa para a turma.